Área de Projetos e Soluções da Natura contou com a Mandic para organizar demandas. Foto: Divulgação.

A Mandic Cloud Solutions, especialista em gestão de cloud corporativo, foi contratada pela Natura para apoiar a área de Projetos e Soluções da multinacional de cosméticos na transformação de seus processos com metodologia ágil. 

A partir do trabalho, a empresa buscava organizar as demandas, incentivar práticas automatizadas, promover transparência nos processos organizacionais e contribuir para uma mudança cultural.

Com o mapeamento das atividades de infraestrutura, a companhia conseguiu identificar e priorizar necessidades dentro da diretoria. 

A Mandic também atuou na implementação da ferramenta JIRA, para controle de atividades e análise das capacidades dos times. O resultado da utilização deve incentivar a companhia a estender o modelo para outras frentes de tecnologia da companhia.

“Nosso papel é dar suporte à jornada cloud do cliente e sermos parceiros no desenvolvimento das competências dos times técnicos para possibilitar os avanços no nível de maturidade tecnológica do negócio por meio de práticas de melhorias contínuas”, afirma Luiz Resende, Scrum Master da Mandic Cloud.

O principal desafio foi padronizar demandas e desta forma, agilizar as tratativas do time técnico.

“Antes da mudança, todas as demandas eram gerenciadas por e-mail ou com planilhas não automatizadas. Com a inclusão da plataforma, obtivemos ganhos significativos no cumprimento dos prazos e controles de produtividade dos times”, explica Renzo Petri, gerente de TI, cloud, devops e plataformas da Natura. 

Petri foi responsável por alocar os colaboradores de projetos, delivery e especialistas cloud dentro da diretoria de infraestrutura e iniciar a preparação de migração para o modelo de squads.

A Mandic registrou a marca de R$ 130 milhões em faturamento no ano passado, o que significou um crescimento de 40% em relação ao resultado de 2017.

Entre os clientes da empresa estão CVC, Natura, Carrefour, Samsung, Ipiranga, Ajinomoto, Nielsen, MaxMilhas, Creditas, PagSeguro, Koin e Nubank. 

Com unidades em São Paulo, Maringá, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Fernandópolis, a Mandic já atendeu mais de 1 mil clientes.

A Mandic atua na gestão de ambientes em nuvem corporativa (pública, híbrida e privada) oferecendo soluções de computação em cloud própria, baseada em OpenStack e VMWare, além da AWS, com gerenciamento e serviços profissionais em nuvem.