O novo profissional da Secretaria de Governo Digital assumirá o Departamento de Governança de Dados e Informações. Foto: Hoana Gonçalves/ME.

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia está com inscrições abertas até 31 de outubro para a seleção do profissional que será responsável por agilizar o compartilhamento de dados entre os órgãos do governo federal e pela evolução do Cadastro Base do Cidadão, instituído pelo Decreto 10.046/2019. 

O profissional terá a responsabilidade de gerir a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nos órgãos públicos federais.

A seleção exige do profissional formação de nível superior e experiência de pelo menos cinco anos em gestão – três na área específica do cargo. O escolhido ocupará cargo comissionado DAS 101-5, com remuneração de R$ 13.623.

Podem se inscrever tanto profissionais da iniciativa privada quanto servidores públicos efetivos ou comissionados de todas as esferas de governo. 

A posição exige conhecimentos em Hadoop, Teradata, SQL, QlikSense, Microstategy, Redshift, PowerBI e PostgreSQL, além de linguagens Python e R.

Os candidatos passarão por etapas que incluem questionários sobre a experiência em gestão de equipes e conhecimentos específicos, além de gravação de vídeo, estudo de caso e dinâmica de grupo.

O novo profissional da Secretaria de Governo Digital assumirá o Departamento de Governança de Dados e Informações e cuidará da governança de dados, interoperabilidade de sistemas, análise de dados nas políticas setoriais, segurança da informação e proteção da privacidade do cidadão. 

A função também exige que o selecionado seja coordenador do Comitê Central de Governança de Dados do Poder Executivo federal, além de líder da adequação do Executivo à LGPD, em articulação com a Autoridade e Conselho Nacional previstos na legislação.