Em dois anos de operação, o Banco Original superou 600 mil clientes. Foto: Divulgação.

O Banco Original utiliza soluções da FICO para suportar originação e gestão de clientes.

Em dois anos de operação, o banco superou 600 mil clientes, com R$ 2,2 bilhões em patrimônio, R$ 8,8 bilhões em ativos e R$ 5 bilhões em carteira de crédito.

A instituição financeira, sediada em São Paulo, selecionou as soluções FICO Origination Manager Decision Module (OMDM) e Falcon Application Fraud Manager (APM) para gerenciar as operações crédito e executar prevenção à fraude.

"Nosso contato com o cliente é 100% digital. Por isso, precisamos ter soluções e tecnologias que nos permitam conhecer o perfil desse cliente dentro da operação digital e tomar as decisões corretas o mais rápido possível", diz Alexandre Pinelli, superintendente de tecnologia da informação do Banco Original. 

Na originação, os sistemas do Banco Original captam todas as informações enviadas pelos clientes, além de dados externos, como os fornecidos por empresas de crédito, por exemplo. Depois de coletadas, todas as informações dos clientes são processadas nos motores de regras FICO em tempo real.

A escolha da FICO foi feita após RFPs (sigla em inglês para pedido de proposta), provas de conceito e operações piloto, além da avaliação de outros fornecedores. O processo de seleção levou cinco meses.

"Essa etapa foi fundamental para que a integração com nossa esteira de abertura de conta acontecesse de forma totalmente automatizada e transparente para o cliente. Durante toda a fase de implementação, a FICO mostrou muita capacitação e uma excelente adaptação e flexibilidade ao nosso cronograma enxuto e mudanças no escopo, prazos e atuação", declara Pinelli.

Os próximos passos do banco em tecnologia visam a melhoria de processos, usando recursos como inteligência artificial, redes neurais e machine learning, entre outras tendências. 

"Estamos discutindo e avaliando todas as possibilidades", completa Pinelli.

Fundada em 1956 e baseada no Vale do Silício, a FICO atende a empresas em mais de 100 países.