O Grupo Cesari é um conjunto de sete empresas especializadas em logística com 18 filiais espalhadas pelo Brasil. Foto: Divulgação.

O Grupo Cesari, conjunto de sete empresas especializadas em logística com 18 filiais espalhadas pelo Brasil, acaba de adotar a solução de Power BI, da Microsoft. 

Com auxílio da Brasoftware, maior parceiro da Microsoft no Brasil, a implementação, migração e desenvolvimento de aplicações críticas como DRE (demonstração de resultados da empresa), aplicações para movimentação de granel sólido e líquido e controle de KPIs aconteceu em 10 dias.

O desafio do grupo, que atua principalmente no transporte rodoviário, fluvial e na armazenagem de materiais, era padronizar seu sistema tecnológico e migrar mais de 100 indicadores chave de desempenho para os dashboards criados com a nova solução.

"Após esse projeto, temos acesso de modo mais fácil às informações que precisamos para gerir nosso negócio. Temos os resultados da empresa em tempo real e os de cada filial que estão espalhadas pelo país. Nosso objetivo é transformar uma reunião de apresentação de resultados em uma reunião de planejamento e tomada de decisão", explica Alexandre Rosaneli, CFO do grupo Cesari.

O Power BI está vinculado diretamente ao banco de dados do grupo e faz a leitura do SQL da base de dados do ERP.

“Para fecharmos o DRE, disponibilizávamos uma equipe de 10 pessoas e levávamos cerca de uma semana. No Power BI, temos o material atualizado em questão de minutos, automatizando grande parte do processo. A nova solução facilitou o trabalho de nossos analistas, que podem pular a etapa de construção do material, passando direto para a análise", conta Guilherme Borlenghi, analista de BI do Grupo Cesari.

A partir da aquisição do pacote completo da Microsoft, todos os e-mails da empresa foram migrados para um único domínio.

"Temos uma mobilidade muito maior com uma excelente segurança. Agora, o acesso aos relatórios, dados financeiros, DRE e KPIs é feito apenas se o funcionário estiver logado com o e-mail da empresa", comenta Rosaneli.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia tem clientes como BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, Vivo, Sky, Eletrobrás, UOL e Senai-SP.