Clientes não estão satisfeitos com o e-commerce brasileiro. Foto: Shutterstock
O e-commerce brasileiro está mal na foto quando o assunto é satisfação do consumidor.
Pelo menos, é o que emerge de um levantamento da plataforma de pesquisas de opinião Opinion Box e da ferramenta para gestão de pesquisas de satisfação de clientes Tracksale.
Nenhum dos e-commerces pesquisados teve uma pontuação entre 75 e 100, o requisito para entrar na chamada “zona de excelência” da metodologia de análise dos dados criada pela Tracksale com base na metodologia Net Promoter Score.
A grande maioria dos sites listados, aliás, mal e mal entrou na chamada" zona da qualidade" onde ficam os pontuados entre 50 e 75.
A Netshoes ficou com a primeira colocação no ranking, com 68 pontos, seguida pelo Submarino com 59, que foi seguido de perto pela Americanas.com, que registrou 57 pontos.
A Amazon Brasil, tem 56 pontos, depois Walmart, com 53, Saraiva, com 51, Ponto Frio, com 50, Extra.com e Magazine Luiz empatadas com 49 pontos, Dafiti, com 46, Casas Bahia, com 43 e FNAC, com 19.
Criado em 2003, o Net Promoter Score se tornou uma espécie de padrão para avaliações desse tipo, em parte pela sua simplicidade.
Pesquisas do gênero pedem para os clientes pontuarem o atendimento de 0 a 10. Qualquer nota entre 0 e 6 é considerada um sinal que o consumidor é um detrator da marca. Notas 7 e 8 indicam clientes neutros e acima disso, promotores.