Project Ophelia, da Dell. Foto: divulgação.

A Dell programou para 2013 o lançamento do "Project Ophelia", um computador com 8,8 centímetros de comprimento e 3,8 centímetros de largura, com tamanho e design semelhantes a uma pendrive.

O computador, habilitado com Wi-Fi conexão bluetooth para periféricos, funcionará plugado a um monitor ou televisão. O microdispositivo conta com duas entradas USB, caso haja a necessidade de conectar mouse ou teclado. A porta também serve para fazer a recarga da bateria.

O aparelho, movido por um system-on-a-chip ARM, suporta exibição em 1080p e é compatível com displays touchscreen. O aparelho pode rodar o sistema operacional Android Jelly Bean e conta com 8GB de memória, além de um slot microSD de até 32GB para arquivos.

Segundo indica o IDGNow, o plano da Dell para o Ophelia é de criar um dispositivo thin client, focando suas aplicações na nuvem. Outro indício desta finalidade está no preço do aparelho, que deve custar menos que US$ 100.

Por incrível que pareça, este novo dispositivo não tem como foco principal a clientela corporativa, e sim consumidores, trabalhadores BYOD e gerentes de TI.

Vale dizer que o Projeto Ophelia foi desenvolvido pela unidade Wyse da Dell, renomada por seu desenvolvimento de máquinas thin client.