Poucos são heavy users do 4G. Foto: divulgação.

Um a cada mil usuários são responsáveis por utilizar mais da metade da banda de download na rede 4G. O estudo realizado pela JDSU aponta que mais da metade do tráfego de downlink de 4G no mundo é consumido por apenas 0,1% dos usuários. Na rede 3G, um a cada 100 usuários utilizam a metade da banda.

O site Mobile Time divulgou a pesquisa que avalia anualmente o uso de dados em downlink e uplink, de acordo com o modelo dos aparelhos.

A consultoria concluiu que há uma oportunidade para que as operadoras possam fazer proveito dessa concentração, identificando esses heavy users e, assim, planejar a implantação de small cells e pontos de acesso Wi-Fi com o objetivo de desafogar a rede.

Além disso, o levantamento mostrou que usuários de iPhone 5S são os consumidores mais ávidos da banda. Os mais recentes smartphones da Apple consomem até sete vezes mais do que os usuários do iPhone 3G. Nos mercados em desenvolvimento até 20 vezes mais. 

Os dispositivos que mais consomem dados em downlink nos mercados desenvolvidos são o iPhone 5S, o iPad de quarta geração, o HTC Sensation, Sony Xperia SP e o iPhone 3G. Já nos mercados desenvolvidos, a ordem é iPhone 5S, iPad de terceira geração, Samsung Galaxy S4, iPhone 5 e iPhone 3G.

Para uplinks, os dispositivos com Android ficam em primeiro lugar. Em mercados desenvolvidos, os que mais enviam são o HTC Sensation, o iPad de quarta geração, Galaxy S4, HTC Desire S e iPhone 3G.

Em mercados em desenvolvimento, o primeiro é o Galaxy S4, seguido pelo iPad de terceira geração, Galaxy S3, Galaxy Note 2 e o iPhone 3G.