Marisa é referência em varejo feminino. Foto: Divulgação.

A Marisa fechou um contrato com a Oracle para implementação do sistema de gestão Oracle Retail 14 na varejista de moda feminina. O projeto envolve substituição de ferramentas da concorrente SAP.

Estão no pacote adquirido agora diversas soluções integradas do Oracle Retail Merchandise Planning and Optimization, entre as quais Assortment Planning, Merchandise Financial Planning, Item Planning, Demand Forecasting, Size Profile Optimization, Clearance Optimization Engine e Allocation.

A Marisa havia implementado um sistema de gestão da concorrente SAP em 2006, em um projeto considerado um case de sucesso pela multinacional alemã.

Três anos depois, a empresa fez um upgrade com a consultoria do Grupo ASSA para usar SAP ERP Retail 6.0, incluindo o módulo Merchandise and Assortment Planning, orientado a fazer o planejamento do mix de produtos, o que parece ser a mesma coisa que a Oracle se propõe a fazer agora.

A reportagem do Baguete procurou a Oracle para saber se o projeto envolve a troca da tecnologia SAP.

A multinacional americana disse que a Marisa está fazendo uma “substituição parcial de algumas funcionalidades do seu ERP atual e complementação com novas funcionalidades”, sem entrar em maiores detalhes.

Mesmo que seja inicialmente por uma troca parcial, a lógica de longo prazo seria pela concentração em apenas uma ferramenta, visando cortar custos. Com a decisão da Marisa, a Oracle dá o troco para a SAP, que nos últimos tempos tem roubado clientes dos americanos no Brasil.

Em novembro do ano passado, a Gol anunciou uma migração da Oracle para SAP. Em dezembro de 2012, a Tigre fez o mesmo e em 2011 foi a vez da Vale.

Com as migrações, a Oracle perdeu três de seus clientes vitrine no país na área de aviação, manufatura e mineração.

A maior rede de lojas de varejo especializada em vestuário feminino no Brasil, com 410 lojas e faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2012, também implementará o Oracle Database, o Oracle WebCenter Portal e o Oracle WebLogic Suite.

“O Oracle Retail tem expertise inigualável no mercado de varejo. As soluções de varejo testadas e aprovadas são vitais para o nosso roadmap e visão”, projeta André Brandalise, gerente de divisão da Marisa.