Marcio Kumruian. Foto: divulgação.

A Netshoes, loja virtual nacional de artigos esportivos, anunciou nesta terça-feira, 24, que recebeu um investimento de US$ 45 milhões em rodada capitaneada pelo fundo Riverwood Capital e pela International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial.

De acordo com a empresa de e-commerce, este aporte conclui a rodada de investimentos recebida pela empresa em maio de 2014, liderada pelo GIC, fundo de Cingapura, que na época totalizou um montante de US$ 170 milhões.

Segundo destaca a Netshoes, o novo investimento servirá para reforçar a presença da empresa no mercado latino-americano. Atualmente a empresa já tem operações no Brasil, Argentina e México.

Além disso, o dinheiro será usado no desenvolvimento de novas verticais de negócio, como a recém-lançada Zattini, loja virtual especializada no segmento de moda. Além disso, a empresa lançou marcas próprias de produtos esportivos, a GoNew e All4One.

Para Marcio Kumruian, fundador e CEO da Netshoes, os fundos darão continuidade à execução do plano de crescimento sustentável, incentivar a inovação e fomentar novos investimentos.

Em 2014, a companhia atingiu receita líquida de R$ 1,2 bilhão, um incremento de 20% ante 2013, e pela primeira vez registrou fluxo de caixa operacional positivo na operação brasileira.

"Mesmo com um crescimento forte, fomos capazes de melhorar nossa margem EBITDA e apresentamos maior eficiência na gestão operacional. Estamos construindo um futuro sobre bases sólidas", avalia Kumruian.

Tanto Riverwood quanto IFC terão assentos no Conselho de Administração da Netshoes, que é formado pelo alto corpo executivo da companhia, integrantes dos fundos de investimentos Tiger Global Management, GIC, Kaszek Ventures, Temasek Holdings e conselheiros como Paul Tagliabue (ex-dirigente da NFL), Cássio Casseb (ex-presidente do Banco do Brasil) e Nilesh Lakhani (ex-CFO da Yandex).

Para a IFC, empresa que em 2014 investiu globalmente mais de US$ 593 milhões em financiamentos para o setor varejista, o e-commerce é um grande ponto de interesse na região para os próximos anos.

"A Netshoes está trazendo para a América Latina serviços para clientes e de logística com padrão global de qualidade, e seu crescimento traz oportunidade de emprego para mulheres e jovens", afirmou Sean Peterson, executivo sênior da IFC para venture capital.