Mário Faria.

O brasileiro Mário Faria acaba de assumir a posição de vice presidente de de equipe no Gartner, liderando o escritório responsável por pesquisas sobre o novo papel do executivos responsáveis por análise de dados nas organizações, os chamados CDOs.

“Estamos focados em pesquisas relacionadas a estratégia de dados e analytics, programas e projetos, estruturas organizacionais e monetização de dados”, explica Faria, que está no Gartner desde o começo de 2015, baseado em Seattle, nos Estados Unidos.

Faria destaca que apesar de sediado nos Estados Unidos a equipe focada nos CDOs é global, atuando inclusive no Brasil. Apresentações sobre o tema serão feitas no evento de Dados e Analytics do Gartner em São Paulo no mês de maio.

O profissional está nos Estados Unidos desde 2013, quando assumiu a posição de CDO na ServiceSource, uma companhia com capital aberto na Nasdaq especializada em análise de dados financeiros de clientes.

No Brasil, Faria foi CDO da Boa Vista Serviços, liderando  um time de 120 pessoas focadas de assunto na empresa de análise de crédito. O executivo foi gerente para a região Sul da Microsoft entre 1999 e 2001 e um dos sócios da integradora de sistemas Compasso.