A Udesc adotou soluções de vídeo colaboração desenvolvidas pela Polycom. Foto: Divulgação.

A Universidade do Estado de Santa Catarina adotou soluções de vídeo colaboração desenvolvidas pela Polycom para atender aos cursos de graduação e pós-graduação, ações de extensão e rotinas administrativas dos servidores da instituição.

Por meio da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Setic), vinculada à Reitoria da Udesc, as soluções foram adquiridas com o objetivo de melhorar a educação a distância e dar uma nova dinâmica às atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição.

A implementação do projeto na universidade foi realizada pela Digitalnet BR, parceira da Polycom. 

“A Udesc está presente em todas as regiões do estado. Devido a distância entre as unidades, nossa meta era reduzir os custos e evitar deslocamentos de servidores para reduzir riscos de acidentes e, também, aumentar a disseminação do ensino”, explica Jairo Wensing, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da universidade.

O projeto de implementação de videoconferência na Udesc permitiu a ampliação do alcance de alunos, bem como a integração de ações estratégias com servidores, possibilitando aulas, reuniões e compartilhamento de conteúdo de forma mais rápida. 

“As tecnologias da Polycom favoreceram a ampliação de nosso ensino através do EAD com a mesma excelência dos cursos presenciais da Udesc, democratizando a educação. Além de modernizar as atividades administrativas, principalmente por não precisar deslocar-se mais para reuniões em outras unidades”, relata Wensing.

A Universidade do Estado de Santa Catarina possui uma estrutura multicampi com 12 unidades distribuídas em nove cidades do estado, além de 28 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), integrando também 31 cidades pelas soluções colaborativas. 

Em sua grade há 55 cursos de graduação e 42 de mestrados e doutorados, abrangendo mais 15 mil alunos. A instituição mantém em seus quadros 822 professores efetivos, 793 técnicos efetivos, além de 142 grupos de pesquisa.

Para atender toda essa estrutura, a Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação é responsável na administração dos equipamentos da Polycom, que estão conectados em unidades de controle multiponto (MCU - Multipoint Control Unit) com 25 terminais com a solução Polycom Real Presence Group 500-720. 

Atualmente, a Universidade Estadual de Santa Catarina integra 31 cidades com as soluções colaborativas Polycom.