Foto: divulgação

A Ativas, empresa de TI dos grupos Asamar e Cemig, assumiu a administração da infraestrutura de TI do Banco PanAmericano.
 
A empresa vai disponibilizar uma estrutura de site backup, com políticas de backup e de proteção contra downtime não planejado, planos de recuperação de desastres, sistemas de prevenção contra intrusos, monitoração e service desk 24x7.
 
O site backup também coloca a instituição em conformidade com normas do Banco Central.
 
Além disso, o contrato envolve a migração dos servidores do PanAmericano, antes localizados em um escritório em São Paulo, para hospedagem em seu data center, em Belo Horizonte.
 
"Também vamos disponibilizar uma área de trabalho exclusiva e equipada em nosso ambiente em São Paulo, denominada Work Area, para os profissionais da instituição financeira”, afirma o gerente de transição da Ativas, Jamerson Nascimento.
 
Conforme ele, o banco precisava de um ambiente seguro, descentralizado e próprio para equipamentos de TI, com sistema de combate a incêndio, climatização, energização e conectividade, levando-se em consideração a criticidade de seus sistemas centrais de informação.
 
“O contrato de outsourcing atende a tudo isso, com a garantia de nosso data center, que é o primeiro Tier III da América do Sul, certificado pela TÜV Rheinland, o que garantem alta disponibilidade, confiabilidade e segurança”, destaca.
 
Nascimento explica que a migração dos equipamentos para Belo Horizonte envolveu 15 profissionais especializados em segurança, redes, backup, banco de dados, monitoração, entre outras disciplinas.
 
O projeto levou cinco meses entre definição de estratégia e determinação do projeto de transição, detalhamento e validação, movimentação do ambiente do cliente para o data center da Ativas e operação dos serviços de site backup.
 
A mudança de ambiente, em si, foi concluída em um final de semana.
 
“Criamos uma equipe específica para detalhar e reduzir os riscos da migração, que demanda também investimento em seguros, transporte, escolta de equipamentos, testes antes e depois da ação, entre outros pontos”, explica o diretor.
 
A Ativas atua como Managed Service Provider (MSP), com oferta de gestão de serviços de TI, cloud computing e soluções no modelo SaaS, com data center concebido no conceito de virtualização fim-a-fim – camadas de rede, servidores/aplicações e storage.
 
O Banco PanAmericano é focado em financiamento ao consumo para pessoas físicas das classes B, C, D e E.
 
O portfólio inclui também crédito hipotecário, seguros e financiamento a empresas.
 
Presente em todo o território nacional, o PanAmericano conta com 237 pontos de venda e presença em 6.891 concessionárias e revendedoras de veículos novos e usados.