CNI apontou as vencedoras nesta terça-feira. Foto: divulgação

O Prêmio Nacional de Inovação apontou seis empresas do Sul, em um total de 12, como vencedoras por projetos inovadores.

Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento de entrega aconteceu na terça-feira, 23, em Brasília, onde estiveram reunidas empresas que investem na inovação de produtos, processos e gestão.

Foram homenageadas as gaúchas TCA Informática, Higra Industrial, Maquetec do Brasil e Marina Borrachas; a catarinense Kranz Tecnologia; e a paranaense Tecverde Engenharia.

Entre os prêmios oferecidos, está a participação de uma missão técnica internacional no Vale do Silício, cursos de educação executiva, viagem a países referência em inovação e crédito pré-aprovado para participação em editais do Sesi e Senai.

O prêmio da CNI é realizado em parceria com o Sebrae e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), com o apoio da Finep e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. Nesta edição concorreram 981 projetos de todo o país.

VENCEDORAS
Na categoria agente local de inovação,  a TCA Informática, provedora de serviços de internet de Taquara,  desenvolveu o Scopi, software de planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, processos e indicadores.

O reconhecimento da CNI é pela captação de tendências, parceria com universidades e priorização de projetos inovadores.

A entidade também apontou a Kranz, de Treze Tilias, por ter criado um programa para buscar melhores tecnologias para produção de vinhos.

Vencedora pelo seu modelo de negócio, a leopoldense Higra tem um projeto focado na personalização de soluções conforme a necessidade do cliente e qualificação de fornecedores.

Nascida em Curitiba, Tecverde Engenharia ganhou por priorizar a sustentabilidade na construção de casas populares.

Em inovação tecnológica, a Maquetec, de Novo Hamburgo, recebeu a homenagem pelo software de fabricação de equipamentos que fazem pintura e tampografia de saltos, solados e palmilhas.

A Marina Borrachas, de Triunfo, que fabrica vedações de borracha para os mercados de petróleo e gás, também foi contemplada na categoria da hamburguense.

Confira os 12 premiados, conforme suas categorias:

Agente local de inovação
TCA Informática
Kranz Inovações Industriais
Protec Comércio e Serviços

Modelo de negócios
Higra Industrial
Natura Cosméticos
Tecverde Engenharia

Projetos de inovação tecnológica
Embraer
Maquetec
Marina Borrachas

Gestão da inovação
3M do Brasil
Infoway
Unum