CAE

Brasileiros criam solução de engenharia

24/04/2015 13:16

Leandro Garbin recebe prêmio na Alemanha pelo Virtual.PYXIS.

Tamanho da fonte: -A+A

A VirtualCAE, empresa paulista que atuava com software para cálculos de engenharia Tosca, da FE Design, acaba de lançar uma solução de desenvolvimento próprio, o Virtual.PYXIS.

A decisão decorre da venda da FE Design para a Dassault Systemes, ainda em 2003.

O novo software foi desenvolvido em parceira com pesquisadores da USP e funciona integrado a softwares de simulação como Ansys e Abaquos (a Dassault comprou a FE visando reforçar o seu próprio produto, o Simulia).

“Focamos nas funcionalidades técnicas, o Virtual.PYXIS é um software muito robusto, que realiza tanto otimizações lineares, flambagem, térmicas, como otimizações complexas como não lineares, multifísicas e mecanismos flexíveis”, explica Leandro Garbin, um dos sócios da VirtualCAE.

Garbin e o seu sócio Valmir Fleischmann tem 10 anos de experiência no mercado de software para engenharia, atuando principalmente no setor automotivo. 

O lado acadêmico da nova empresa conta com três doutorandos da área de engenharia da USP, orientados pelos professores Emilio Carlos Nelli Silva da Mecatrônica e Paulo Pimenta da Engenharia Civil.

Recentemente, Pimenta foi o primeiro brasileiro e o primeiro Engenheiro a conquistar o Georg Forster Research Award, concedido pela prestigiada Alexander von Humboldt Foundation, da Alemanha.  

Os profissionais também atuaram em projetos de otimização estrutural para ThyssenKrupp,  Neumayer Tekfor e AGCO.

A nova empresa já foi incorporada em Hannover, na Alemanha, no Technologie Zentrum im Wissenschaftspark e em Chicago, nos Estados Unidos, no Illinois Institute of Technology.

A Virtual.PYXIS GmbH já participa de competições de startups na Alemanha. Recentemente, ficou em segundo lugar em um prêmio da empresa de desenvolvimento econômico da região de Hannover, competindo com 144 empresas alemãs.

Veja também

FOTOREALÍSTICO
Dassault: CAD vira marketing

Solução possibilitará o uso de dados de aplicações CAD para a criação de reproduções fotorealísticas de produtos.

PTC
Integral quer liderar PLM no Brasil

Empresa espanhola quer ser o maior canal da PTC no mercado brasileiro.

COISAS
Dassault Systèmes: calma com a IoT

Para executivos da multinacional, a Internet das Coisas não é nada de tão novo.

MANUFATURA
SKA cresce 30% e fatura R$ 41,6 mi

O ano passado foi especialmente bom em vendas dos softwares da SolidWorks.

EXCLUSIVO
PTC contrata Carlos Beato

Beato seguirá residindo nos Estados Unidos e responderá diretamente para a matriz da PTC.