A Neoenergia iniciou a digitalização de sua rede de operações com a Dimension Data. Foto: Divulgação.

A Neoenergia iniciou a digitalização de sua rede de operações com a Dimension Data, multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI. 

Com a parceria, as três distribuidoras de energia do grupo – Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN) – estão migrando suas aplicações críticas de operação para redes Full IP de ponta a ponta.

“O sistema legado anterior não permitia a amplificação da rede, exigia os mesmos equipamentos da mesma fabricante, que eram muito limitados em relação à velocidade e à gerência. Além disso, precisávamos obter uma disponibilidade contínua, mantendo as operações 24 horas por dia sem falhas”, relata José Luiz de França Neto, gestor de engenharia de tecnologia operativa da Neoenergia. 

A Dimension Data ofereceu serviços de consultoria para discutir a solução de arquitetura, forneceu o hardware da Cisco, implementou o projeto e ajudou na pós-implementação para os ajustes finais. 

O projeto já foi realizado na Celpe (PE), onde toda a rede foi digitalizada, melhorando a comunicação e operações em 140 subestações, que atendem 4 milhões de consumidores. 

A Coelba (BA) também teve parte da rede digitalizada e o projeto está atualmente sendo implementado na Cosern (RN). Ao todo, as três empresas distribuem energia elétrica para quase 12 milhões de clientes nessas regiões.

A área de Tecnologia Operativa (OT) da Neoenergia é encarregada de suportar os equipamentos e comunicação de redes aplicados dentro do sistema elétrico.

“Com o passar dos anos, a necessidade de aumentar a capacidade de rede cresceu, porque acrescentamos outros serviços. Hoje, por exemplo, temos um sistema de medição de energia conectado diretamente às redes internas, parte de um projeto de infraestrutura de medição avançada (AMI, na sigla em inglês), que serve 250 mil clientes”, contou França Neto. 

O projeto com a Dimension Data permitirá que a empresa amplie o programa de smart grid para atender 4 milhões de clientes.

“A expectativa é que isso seja desenvolvido em cinco anos”, detalha França Neto. 

 A Dimension Data é parte do Grupo NTT. A companhia tem um volume de negócios de US$ 7,4 bilhões e escritórios em 58 países, com 31 mil colaboradores.