Divulgação

Inovação é a estratégia do Tecpar para a região do Norte Pioneiro, no Paraná.

O parque, vinculado ao governo do estado, abrirá uma unidade tendo como base a estrutura já existente na incubadora em Jacarezinho.

Segundo Carlos Alberto Macedo, do Tecpar,  a proposta é envolver os 29 municípios da região e seus ativos – poder público, universidades, centros de pesquisa.

FOCO REGIONAL
As empresas poderão se instalar no próprio campus do Tecpar ou mesmo em outras cidades próximas conforme a demanda e leis municipais de incentivo.

Inicialmente, o foco é nos temas de interesse da região, como turismo, agronegócio, gestão pública e alimentos, desde que sejam de base tecnológica.

“Hoje, podemos receber cinco empresas sem grandes reformas nas instalações”, diz Macedo, acrescentando que o projeto está em fase inicial, sem investimentos previstos.

INCUBADA NO HOTEL
O Tecpar tem 3,3 mil metros quadrados de área construída em Jacarezinho.

Para receber mais incubadas, a ideia é que as universidades locais possam atuar na primeira fase do processo, com a criação de hotéis tecnológicos ou pequenas incubadoras.

Ainda que fiquem fora da incubadora, o centro segue tendo um papel fundamental nas empresas.

Macedo explica que a incubadora em Jacarezinho vai oferecer a infraestrutura e consultoria para o desenvolvimento tecnológico do projeto, contribuindo para a consolidação da empresa no mercado.

NORTE PIONEIRO
O Norte Pioneiro abrange uma área de 10,5 mil quilômetros quadrados, e é composto por 29 municípios, incluindo Jacarezinho, Ribeirão do Pinhal, Siqueira Campos e Congonhinhas.

A população total do território é de 312 mil habitantes, dos quais 77 mil vivem na área rural. O  IDH médio da região é 0,73.

Em 2010, segundo o IBGE, o PIB per capita de Jacarezinho, onde fica a incubadora, foi de R$ 12,2 mil, enquanto o PIB per capita do estado é de R$ 15,7 mil.

“É uma região muito pobre do Paraná, onde começou a agroindústria. Mas a sede do Tecpar é bem localizada lá, com acesso fácil a São Paulo, por exemplo, por isso queremos fomentar a economia da região”, completa Macedo.

Na cidade de Curitiba, o Tecpar possui 10 empresas incubadas na Intec atualmente.