Carla de Bona é cofundadora da iniciativa Reprograma. Foto: Divulgação.

Carla de Bona, brasileira cofundadora da iniciativa Reprograma, é uma das vencedoras do concurso A Nova Face da Grandeza, promovido pela iniciativa Groundbreaker da Oracle. 

A primeira fase do prêmio A Nova Face da Grandeza é a nomeação, quando o público pode indicar nomes de desenvolvedores que estão rompendo barreiras e fazendo diferença em suas comunidades.

Depois, durante a fase de votação, todos votam em um dos 38 finalistas. Este ano, dos 38 desenvolvedores, 12 eram representantes da América Latina, sendo nove brasileiros, um peruano, um chileno e um colombiano.

O Groundbreaker Awards é uma iniciativa global da Oracle que reconhece desenvolvedores cujos esforços têm um impacto social, mudando e melhorando a realidade de sua comunidade, por algoritmos, plataformas ou frameworks.

O Reprograma busca ensinar programação para mulheres cis e trans que não têm recursos ou oportunidades para aprender a programar.

A brasileira tem mais de 12 anos de experiência em design de UI/UX e é consultora de design sprint. 

De Bona orienta startups em UX design e leciona em bootcamps focados em experiência do usuário (UX). Em 2007, ela ficou em 2º lugar na WorldSkills Competition, a maior competição de treinamento profissional do mundo. A profissional tem um mestrado em Comunicação e Semiótica e é professora de pós-graduação no IED e no MBA da FIAP.

Nebrass Lamouchi, outro vencedor, é desenvolvedor Java, palestrante e autor de livros técnicos. Ele foi membro do NetBeans Dream Team de janeiro de 2016 a dezembro de 2017. Lamouchi também é líder de projetos na Fundação OWASP e trabalha no Projeto Barbarus desde março de 2013. Ele participa e organiza workshops de Java e nuvem na Europa e na África.

Já Venkat Subramaniam é o fundador do Agile Developer, Inc. Ele também é um autor premiado e professor na Universidade de Houston. Subramaniam mentorou milhares de desenvolvedores de software nos Estados Unidos, Canadá, Europa e na Ásia.

Rafael Winterhalter é co-fundador do Byte Buddy e é ativamente envolvido em inúmeros outros projetos de código aberto dentro do ecossistema Java. Ele é um palestrante frequente e participante ativo da comunidade de Java na Noruega.