Moyses Costa, presidente da Abradi-RS. Foto: Anderson Escouto.

A 15ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC terá como tema a Nova Ordem Digital. A ideia é conectar os assuntos debatidos ao longo dos últimos três anos de evento. 

O FIC19 será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, na Unisinos Porto Alegre, pela Abradi-RS e Grupo Austral. 

“O tema desse ano fala sobre os ambientes de transformação digital e os novos ordenamentos que o digital traz. Não é como eu vou digitalizar minha vida, mas como nossa vida mudou em termos de significado, práticas e processos. O que mudou e como mudou?”, destaca Melissa Lesnovski, curadora do evento.  

Alguns nomes confirmados no evento são Augusto Massena e Eduardo Hommerding, criadores da Dobra, uma marca de carteiras e vestuário; Frederick van Amstel, professor de design de experiências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Diego Fabris, CEO e sócio do Share Eat, plataforma de curadoria personalizada de gastronomia.

O FIC19 contará com três eixos: Conteúdo e Engajamento – que conversa com o tema The Content Revolution, de 2016;  Experiência e Consumo – ligado à Economia da Experiência, debatido em 2017 e Tecnologia e Convergência – em referência ao tema da Inteligência Artificial, de 2018. 

Moyses Costa, presidente da Abradi-RS, destaca o desafio da entidade, que recém assumiu, de fortalecer a conexão entre comunicação e tecnologia no FIC. 

“A entidade como representação desse ecossistema tem a função de fortalecer a conexão tecnologia e comunicação. E o FIC traz toda um histórico com temas para despertar”, ressalta. 

Em 2018, o FIC recebeu mais de 1,6 mil participantes, 30 palestras, workshops e uma maratona de desenvolvimento de aplicações.