Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil. Foto: Divulgação.

A TIM está com testes de 5G em andamento em Florianópolis. A instalação representa mais um passo da operadora para a chegada comercial da tecnologia no Brasil, prevista para 2021. A rede está sendo testada na frequência de 3,5GHz.

Para a operação em Florianópolis, a TIM conta com a parceria da Fundação CERTI e da Huawei.

“Em parceria com a Fundação CERTI, estamos contribuindo para que a capital catarinense se torne uma ‘cidade-laboratório’ do 5G e suas aplicações, a partir do fomento de novas tecnologias com a chegada da rede de quinta geração no país. Vamos gerar novos negócios nas cidades que receberão os projetos, impulsionando o desenvolvimento do país frente ao restante do mundo”, finaliza Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

O objetivo do projeto é desenvolver um centro de referência em 5G com foco em aplicações, produtos e serviços. 

A operadora espera acelerar a implantação de aplicações para cidades inteligentes, agricultura inteligente, indústria 4.0, entretenimento, saúde, carros autônomos e realidade virtual. 

“A TIM quer ser pioneira e líder no 5G, com objetivo de repetir a trajetória de sucesso e protagonismo do 4G e gerar novas soluções que melhorem a vida dos nossos clientes e impulsionem o desenvolvimento tecnológico no país. Nesse cenário, enxergamos alguns elementos habilitadores, como o desenho de um leilão não arrecadatório que privilegie os investimentos e a simplificação de procedimentos para instalação de antenas e fibra em prol da competitividade e crescimento do Brasil”, anuncia Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil.