Google agora ataca nos domínios. Foto: divulgação.

O Google ataca novamente, e desta vez o foco da empresa de Mountain View está no mercado de registro de domínios na web. A empresa lançou de forma discreta esta semana o Google Domains, serviço para rivalizar com empresas como a norte-americana GoDaddy.

Segundo destaca o Mashable, atualmente o Google Domains está em fase beta, aberto somente para convidados, com direito a registros privados grátis, resoluções pelos servidores DNS do Google e endereços personalizados de email que sao redirecionados a contas existentes de correio eletrônico.

Além disso, para tornar seu produto mais atraente, o Google anunciou que o Domains suportará diversos domínios, com nomes como .photography, .guru, e outros que devem surgir com a liberação prevista pelo ICANN, entidade que organiza os registros na web.

No mercado norte-americano, a chegada do Google pode ser tornar uma pedra no sapato para empresas especializadas na venda de domínios para o consumidor final por preços baixos, como é o caso de negócios como o da GoDaddy, Namecheap e Hover.

No Brasil, empresas como UOL e Locaweb também podem sofrer repercussões com a entrada do Google.

Segundo analistas, a entrada da empresa de Mountain View pode levar a guerra deste segmento para faixa de preços ainda mais baixas - atualimente o registro de um site fica na casa dos US$ 10.

Além disso, o mercado deve ficar ainda mais movimentado com a liberação de novos domínios pelo ICANN, coisa que deve acontecer ainda este ano e deve trazer mudanças na precificação de novos registros.

No entanto, segundo destaca o Mashable, o Google tem a seu favor não apenas a capacidade de oferecer preços baixos. O controle do mercado de sistemas de buscas na web pode ser um fator crítico na escolha dos usuários pelo registro de seus sites junto à gigante das buscas.