Clientes da Replace operam na plataforma da Paradigma. Foto: Flickr.com/28478778@N05.

Consultoria especializada na orientação e monitoramento de contratos de grandes consumidores de energia, a Replace Projetos e Consultoria adotou a plataforma WBC Energy da Paradigma Business Solutions, empresa de Florianópolis.

A empresa presta consultoria para cerca de 50 empresas de grande porte que ao todo somam mais de 400 unidades consumidoras de mais de 500 MW médios (megawatts) de carga. 

Direcionada ao mercado de energia, a ferramenta da Paradigma Business Solutions garante a gestão de todo o ciclo de vida do contrato de energia para o gestor. 

Com mais de 15 anos de atuação, a Replace atua no mercado como um agente neutro nas operações de compra e venda de seus clientes, prestando consultoria na decisão do tipo de energia a ser adquirida; análise e apoio na contratação de serviços; negociação das compras; volume a ser comprado; alocação do produto nas unidades e em todo o relacionamento com os diversos atores envolvidos no consumo, distribuição, geração e comercialização de energia. 

Entre seus clientes estão grandes indústrias, varejistas e universidades que atuam com diversas unidades no país. 

Para suportar sua operação, a Replace decidiu adotar um sistema que ajudasse a aprimorar o atendimento aos clientes, possibilitando a padronização do trabalho, com a reunião de todas as informações em um só ambiente. 

Carlos Alberto Schoeps, diretor da Replace, explica que antes de adotar a plataforma Paradigma WBC Energy, a empresa e seus clientes atuavam com planilhas próprias de controle de consumo, dos contratos e das informações da CCEE, o que dificultava os controles, a acuracidade e a produtividade dos processos de negociação e gestão dos contratos de energia. 

A cada nova operação de compra e venda havia a necessidade de contato entre os envolvidos para que todos pudessem se atualizar. Qualquer diferença nas informações ou nos cálculos poderia afetar a recomendação oferecida ao cliente. Então, grande parte do tempo utilizado no atendimento estava dedicada à coleta dos dados e conferência constante.  

Com uma equipe formada por cerca de 20 consultores, a Replace começou a operar com o novo sistema em maio de 2013. 

Nos primeiros meses de utilização, a empresa se manteve concentrada em transferir para o novo ambiente os dados de 12 meses anteriores dos clientes. 

“Esse resgate de pelo menos um ano era necessário para o nosso trabalho de comparação e análise. Era uma quantidade enorme de informações hora a hora, mês a mês de 400 unidades consumidoras. Ao mesmo tempo, trabalhávamos com as planilhas antigas para conferência e também já começávamos a instruir os clientes a utilizar a nova plataforma”, explica o diretor.

Em março de 2014, 100% dos clientes passaram a operar na Plataforma WBC Energy. 

A empresa criou um programa de treinamento para capacitar cerca de 300 usuários dentro da sua carteira de clientes.

Agora, a informação que antes ficava fechada em planilhas está disponível via web para todos os responsáveis. O cliente atua com uma nova interface para acessar todos os dados de consumo, contratos e informações da CCEE. 

“Estamos finalizando o processo de adaptação de uso da ferramenta com os clientes, desenvolvendo novas rotinas de trabalho e abandonando as velhas planilhas e procedimentos redundantes”, explica Carlos Alberto. 

Com uma base padronizada, os consultores da Replace conseguem enxergar o conjunto de unidades de cada cliente e tem mais segurança de que está trabalhando com os documentos mais recentes. 

“Como o cliente também tem acesso à plataforma, diminuímos drasticamente o trabalho de atualização, inserção e conferência de dados, sobrando tempo para atividades mais estratégicas”, conta o diretor.