José Furst. Foto: divulgação.

A Ingram Micro Brasil, subsidiária local da distribuidora global de tecnologia, anunciou a contratação de José Furst para o posto de diretor de vendas de cloud no país.

O executivo deixou a posição de gerente de parcerias da Vorago, empresa mexicana de tecnologia para marketing onde atuou por quatro anos. Antes disso, Furst foi VP de Marketing e Canais da Unify na América Latina. Ele também conta com duas passagens pela Cisco, onde foi gerente de vendas.

Segundo destacou a multinacional em nota, o plano é usar a expertise do profissional no mercado de TI, Telecom e cloud para tornar a distribuidora um provedor master em cloud no país, em sintonia com a estratégia global de diversificação e serviços com maior valor agregado.

Ele se reporta diretamente à Renee Bergeron, vice-presidente global de Cloud Computing da Ingram Micro.

"Como um dos maiores mercados de TI do mundo, o Brasil desempenha uma força que move o crescimento e a expansão da computação em nuvem. A combinação de conhecimentos regionais de José e suas melhores práticas comprovadas em vendas e marketing nos ajudarão a implantar estratégias inovadoras de nuvem aos nossos parceiros de canal no Brasil.” enfatizou Bergeron.

Nos esforços liderados por Furst, a distribuidora irá oferecer o Portal Ingram Micro Cloud, ou marketplace, um ecossistema de compradores, vendedores e soluções que permitirá aos parceiros do canal configurar, supervisionar e gerenciar serviços na nuvem para seus clientes.

O portal englobará inicialmente soluções da Microsoft, IBM Softlayer e McAfee, entre outros. A Ingram Micro Brasil é, inclusive, pioneira na comercialização do Microsoft Office 365 pelo modelo CSP no Brasil.

Pretendemos repetir no Brasil a mesma trajetória de sucesso já experimentada em outros países, ou seja, a mesma oferta cloud, ampla em termos de soluções, e o mesmo marketplace, com todas as funcionalidades para tornar a oferta escalável para nossas revendas”, afirma Furst.

A escolha de Furst vem poucos meses depois do anúncio do romeno Gabriel Balo, profissional com 17 anos de Ingram Micro e seis na divisão cloud da empresa, como o líder do programa de marketplace no país. A empresa não deu detalhes sobre como será o papel de Balo neste novo desenho organizacional.

A manobra da Ingram se alinha com outros esforços de distribuidoras nacionais e recém-chegadas multinacionais do segmento, que apontam as vendas por cloud como um importante catalisador de crescimento no país.

No ano passado, a Officer reformulou a sua estratégia de vendas de licenças ao cloud computing, começando pela venda de seus produtos Microsoft em uma nova plataforma, mudando para a nuvem a gestão dos contratos de suas revendas, comissionando e facilitando via web o trabalho do canal.

A Arrow comprou a brasileira CNT no ano passsado e contratou em 2015 Ronaldo Miranda, ex-CEO e principal líder da mudança cloud da Officer. A empresa deve trazer ao pais o ArrowSphere, programa de venda de soluções via cloud que a empresa já tem no exterior.

Além disso, a Westcon este ano anunciou uma reformulação de sua estrutura no Brasil, unificando a liderança de suas unidades de negócio e impulsionando o desenvolvimento de soluções voltadas a novos modelos de consumo - entre eles cloud e SaaS.

A Ingram Micro está no Brasil desde 1997, e conta com sede administrativa e centro de distribuição nas cidades de Barueri e Serra, além do escritório comercial e centro de treinamento em Belo Horizonte.