Nicolás Jodal, CEO da GeneXus. Foto: Divulgação.

A GeneXus, empresa uruguaia com forte atuação no Brasil, com cerca de 3 mil clientes no país, foi incluída na mais recente lista de Cool Vendors do Gartner na América Latina de língua espanhola. A seleção indicaos fornecedores de soluções considerados pelo Gartner como interessantes e inovadores por seus produtos e serviços.

Além da Genexus, estão na lista as companhias AllGreenup (Chile), GMD (Peru), ProSignIT (Uruguai) e Satellogic (Argentina).

"Este reconhecimento nos incentiva a continuar na busca de soluções para o futuro da indústria de software. É a mesma sensação que tínhamos há quase 30 anos, quando começamos a GeneXus com o objetivo de alcançar uma plataforma que permita aos clientes sobreviver às várias ondas tecnológicas e aumentar a produtividade em aplicações", comenta o CEO do GeneXus, Nicolás Jodal.

O relatório do Gartner afirma que de um total estimado de US$ 155,5 bilhões a serem investidos em TI em 2016, a América Latina de língua espanhola representa cerca de 68% do gasto total na região, enquanto os restantes 32% são investidos no Brasil. 

“Esta é uma grande mudança na divisão dos gastos de TI entre a América Latina de língua espanhola e o Brasil, pois em 2012 a participação regional do Brasil chegou a 42%”, explica o relatório. 

Para o Gartner, as dificuldades econômicas que o Brasil enfrenta e o bom desempenho do setor de TI em mercados como México, Colômbia, Chile e Peru explicam essa mudança no mercado. 

“Além disso, os desenvolvimentos na América Latina de língua espanhola também estão contribuindo devido à adoção de inovação em TI e transformação digital. Isso não quer dizer que não estão acontecendo progressos semelhantes no Brasil, mas na América Latina de língua espanhola houve um aumento significativo em termos de inovação, a proliferação de startups e adoção de tecnologia de ponta nas organizações de médio e grandes", completa o estudo.

A empresa GeneXus, fundada em 1988, está sediada em Montevidéu e tem filiais no Brasil, México, Japão e Estados Unidos da América. Tem ainda presença em 45 países na África, Ásia, Europa e América.