Humberto Matesco, CEO da HBSIS. Foto: Daniel Zimmermann.

A HBSIS passa por uma fase de reestruturação com a divisão da empresa em três áreas. A partir de agora, cada produto da companhia está alocado em uma unidade específica de negócios, constituindo três novas empresas que integram o Grupo HBSIS. 

Com cerca de 200 clientes corporativos, a companhia sediada em Blumenau busca dar mais independência para as áreas de saúde e conselhos profissionais com a nova estrutura, além de fortalecer a atuação da companhia em serviços de TI e soluções para vendas e logística.

O Grupo HBSIS contemplará as soluções HB.Prever e HB.Conselhos, que passam a contar com gestão independente nas empresas Previva e BRConselhos, respectivamente. 

Além das duas novas unidades, os serviços de outsourcing e soluções para vendas e logística ficam exclusivamente sob a marca HBSIS. 

Os sócios Humberto Matesco e João Luiz Kornely continuam na direção do Grupo. A gestão da Previva fica sob responsabilidade de Gilberto Cesar Moura, que era gerente de Produto do HB.Prever. Já a BRConselhos será gerida por Ricardo Costa, diretor consultor da Werbo, consultoria de gestão corporativa.

“Percebemos que a mudança era necessária para que cada empresa pudesse continuar crescendo de forma independente. Para os clientes, isso significa um atendimento cada vez mais personalizado, profissionais mais focados e soluções ainda mais aderentes”, avalia o CEO do grupo, Humberto Matesco.

No ano passado, a empresa blumenauense registrou expansão de 25% no faturamento, mas não divulga os valores obtidos.

Uma das estratégias para o crescimento no futuro é a adoção da filosofia Lean, que se baseia na gestão enxuta e de métodos ágeis para o desenvolvimento de tecnologia. Iniciado em 2015, o projeto piloto evoluiu com a adesão dos colaboradores e gestores, transformando-se no Programa HBSIS 3.0.

O projeto permeará todas as áreas da companhia, alcançando todo o quadro funcional, composto por cerca de 400 profissionais.

Neste ano, a empresa alcançou a marca de 200 clientes, fechando contratos recentes com a BRF e com a Ultragaz. A companhia ainda atende a clientes como Ambev e União Saúde.

Além da sede em Blumenau, a HBSIS tem um escritório na capital paulista e uma unidade de negócios em Campinas.