A Veek, nova operadora móvel virtual, será focada especialmente em jovens. Foto: Pexels.

Entrará em operação no Brasil até o final do ano a Veek, uma nova operadora móvel virtual (MVNO) focada especialmente em jovens da classe C. 

A proposta da empresa, segundo o MobileTime, é oferecer tarifa única para o minuto de voz (sendo em ligações para móvel ou fixo, local ou de longa distância), assim como uma tarifa única por megabyte trafegado e outra por SMS enviado. 

Outra característica que distingue a Veek das demais operadoras é a adoção do modelo de marketing multinível. Sendo assim, os usuários que convidarem outros clientes serão remunerados. Cada novo assinante adquirido via web gera R$ 5 para o usuário que convidou. 

Há também a possibilidade de se comprar um kit com dez SIMcards ao preço de R$ 100, que podem ser revendidos a R$ 20 cada, gerando um lucro de R$ 10 por assinante conquistado.

Além disso, o recrutador receberá 2,5% do valor de cada recarga feita pelos seus convidados diretos, mais 1% de cada recarga feita pelos convidados dos seus convidados, e outro 1% no nível seguinte. 

A empresa só atuará com planos pré-pagos. Para os usuários acompanharem o consumo e solicitarem atendimento, a empresa contará com um aplicativo móvel para Android e iOS.

O plano da Veek é disponibilizar uma calculadora para as pessoas compararem os preços dos serviços oferecidos pela empresa com as de operadoras tradiconais. Ao informar o quanto consumiu em minutos, megabytes e mensagens de texto no último mês com sua operadora, o usuários saberá quanto teria gasto na Veek. 

"Em 80% das vezes será mais barato na Veek", garante Alberto Blanco, criador da Veek, em entrevista ao MobileTime.

A meta da empresa é conquistar uma receita média por usuário de R$ 40 ao mês.

A Veek usará a rede da TIM, mas não tem contrato direto com a operadora, e sim com a Surf Telecom, uma MVNE (mobile virtual network enabler). A Surf Telecom fornecerá o core da rede e o sistema de billing para a Veek.

O fundador da Veek foi o primeiro diretor de marketing da Oi, responsável pelo lançamento da marca há quase 15 anos. Atualmente ele é CEO da agência de marketing Riot, que vai desenvolver a campanha de lançamento da Veek.

O Brasil conta outras MVNOs em operação, como Porto Seguro, Vodafone e Terapar. As características desse grupo são utilizar a rede de outras operadoras e comprar minutos, sms e dados no atacado, recebendo desconto em relação ao preço médio do varejo.

No final do ano passado, a Assembleia de Deus, maior denominação evangélica e pentecostal no mundo, com cerca de 66 milhões de fiéis globalmente e 22,5 milhões no Brasil, lançou no país a Mais AD, sua própria MVNO.

Já a Sisteer, MVNE francesa, recebeu autorização da Anatel para atuar como MVNO e assinou um contrato com a operadora Vivo, mas ainda não anunciou planos de iniciar as atividades no Brasil.

Segundo o 5G Americas, o mercado global de MVNO faturará entre U$ 70 bilhões e 90 bilhões em 2023. Atualmente, o alcance das linhas MVNO é de menos de 1% no Brasil. Na Colômbia, que lidera o segmento na América Latina, o índice fica em 6%.