Wagner Gomes Martin.

A VeriTran, uma companhia argentina dona de uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos low code, acaba de abrir uma operação no Brasil.

A nova filial é comandada por Wagner Gomes Martin, no cargo de diretor de desenvolvimento de negócios da VeriTran no Brasil.

Martin era head de operações de serviço da Decolar.com, função na qual era responsável pelo serviço ao consumidor na empresa.

O profissional passou por diversas posições na Decolar, onde estava desde 2011.

As duas empresas são bastante diferentes. Uma explicação para a contratação seria a Decolar.com ser uma cliente da VeriTran.

“A digitalização chegou para ficar e a VeriTran pode contribuir com uma plataforma ágil e segura, tornando esse processo mais rápido e barato para todos os tipos de empresas”, afirma Martin.

A VeriTran possui escritórios próprios na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Espanha e México, totalizando 250 funcionários. Até onde a reportagem do Baguete pode averiguar, Martin é o único no Brasil, ou pelo menos o único com perfil no Linkedin.

A companhia atende 50 clientes, atingindo na ponta 15 milhões de usuários dos sistemas dessas empresas.

Uma plataforma low-code é uma ferramenta de desenvolvimento com baixa programação que permite a criação de sistemas e aplicativos com componentes pré-codificados. 

Já existem alguns players importantes atuando nesse segmento no Brasil, o maior deles talvez Genexus, fundada em 1988, está sediada em Montevidéu e tem filiais no Brasil, México, Japão e Estados Unidos. 

Atualmente, a companhia atende mais de 8,5 mil clientes em 50 países através de uma rede de distribuidores e parceiros de serviços.

Outros competidores são a OutSystems, fundada em Portugal em 2001 e no Brasil desde 2012 e a Onergy, uma ferramenta parte do portfólio de startups da KeepTrue.