Rafael Fossati.

Rafael Fossati não é mais CIO da Agiplan, financeira sediada em Porto Alegre que conta com mais de cem pontos de atendimento nos 26 estados e Distrito Federal e cerca de um milhão de clientes no começo do ano passado.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pelo Baguete junto à empresa.

Fossati entrou na Agiplan em 2010, vindo da Paquetá, onde entrou em 2007 como gerente de infraestrutura. O profissional conta ainda com passagens pelo Sonae Group - Tlantic SI, DBServer e RGE.

Durante o seu período na Agiplan, Fossati foi responsável por um salto de qualidade na TI da Agiplan, preparando a empresa para um salto ao longo de 2013, quando a companhia assinou uma parceria exclusiva com a Cielo para realizar transações do cartão de crédito Agicard.

Nas palavras de Fossati, em entrevista ao Baguete no começo de 2013, a equipe de TI motou uma estrutura em compliance com o que o Banco Central pediria a um “banco médio”.

Um dos primeiros passos foi criar catálogo de serviços de TI, base para um centro de serviços compartilhados entre várias operações da Agiplan. O CSC usa o software Qualitor, da Constat.

Os investimentos incluíram um novo data center na Commcorp, contando com 80 máquinas virtuais no total, instaladas com consultoria da Virtue IT, baseado em servidores da Dell e storage Compellent.

Fossati também implementou o IBMCognos 10 Business Intelligence, implantado pela Win Solutions, parceira da IBM também sediada na capital gaúcha, para agilizar a entrega de informações gerenciais para gestão da área comercial e migrou a suíte de escritório para o Office 365.

A Agiplan possui mais quase cem pontos de atendimento nos 26 estados e Distrito Federal e cerca de um milhão de clientes. São 75 pontos próprios de atendimento espalhados por todo o Brasil e mais de 3 mil correspondentes credenciados.

A financeira ficou em 2º lugar no ranking do Brasil Econômico entre as financeiras que mais cresceram em 2012, quando a renda bruta fechou próxima dos R$ 300 milhões.