Jason Zhao. Foto: divulgação.

A Huawei, multinacional chinesa do segmento de telecomunicações, anunciou nesta quinta-feira, 24, a nomeação de Jason Zhao para ocupar a posição de CEO da empresa no Brasil.

Zhao assume o cargo deixado por Veni Shone, que deixou a operação brasileira para ocupar um cargo global dentro da fabricante, liderando as soluções LTE da empresa. A escolha do executivo mantém a linha da empresa em ter executivos asiáticos em seus cargos de liderança regional.

Ex-líder da área de vendas da Huawei para a região sul da América do Sul, o novo CEO se reportará a Li Ke, presidente para a região sul do continente.

O desafio do executivo é continuar o trabalho realizado por Shone, que registrou índices de crescimento da empresa no país, com aumento de base instalada nas redes LTE, iniciou a produção local de smartphones e estruturou o programa de canais Enterprise, entre outras iniciativas.

Jason tem experiência no mercado global de TIC e atua em posições de liderança da Huawei na América Latina há cerca de dez anos. Em 2008, o executivo assumiu a direção do escritório da Huawei em São Paulo, posição que ocupou até 2012, quando assumiu a vice-presidência de vendas para a região Sul da América do Sul.

Jason Zhao é formado em Ciência da Administração pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China e possui pós graduação em estatística pela Universidade Nacional de Cingapura.

No país há mais de 15 anos, a Huawei do Brasil é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações do país.

A empresa tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de possuir um centro de treinamento em Campinas e um centro de distribuição em Sorocaba.