O Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou 3 projetos com a Dimension Data. Foto: Divulgação.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz contratou a Dimension Data, multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI, para projetos de modernização de data center, sistemas de telefonia e rede wireless.

O primeiro dos projeto realizado pela Dimension Data no Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi o do sistema de telefonia. A iniciativa tinha como objetivo trazer maior estabilidade no ambiente e aumentar a disponibilidade dos serviços.

A ação contemplou todas as unidades do hospital – Complexo Hospitalar, Unidade Campo Belo, Unidade de Sustentabilidade Mooca e Centro de Obesidade e Diabetes.

Até o momento, foram adotados 1,5 mil aparelhos da Cisco, entre dispositivos sem fio, telefones convencionais, modelos com câmera para a gerência, entre outros. 

“Conseguimos trocar os 1,5 mil aparelhos em apenas três dias e o sistema de call center em um dia, foi um tempo recorde. Logo em seguida, a operação sofreu zero impacto”, reforça Cesar Lisboa, supervisor de infraestrutura e operações de TI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz,  

Para suportar essa modernização, a Dimension Data migrou os servidores físicos do hospital para uma infraestrutura virtual, baseada na linha de servidores de Blade UCS da Cisco. Associada à capacidade de “stateless computing”, ela contribuiu para a criação de um plano eficaz de recuperação de desastres. 

O objetivo principal era fazer com que o segundo data center (DR) suportasse as operações em um momento de crise do data center principal.

Depois do mapeamento de todos os serviços que rodavam no data center de produção e da montagem da arquitetura no data center secundário, o resultado foi um ambiente quase 100% virtualizado, uma estrutura mais enxuta com a eliminação de dois racks de servidores físicos. 

Além disso, a TI do hospital ganhou um melhor monitoramento do ambiente, com mais visibilidade e controle.

Por fim, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz precisava criar a estrutura de rede da nova Unidade Referenciada Vergueiro, prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2017. A rede deveria estar ligada à matriz, onde os data centers estão localizados, e era preciso otimizar recursos para essa expansão, garantindo desempenho.

Com base nesses requisitos, o projeto foi adequado com o uso da linha de switches de alta performance e disponibilidade de resiliência da Cisco, o Nexus 9000 series.  

“Foi um projeto grande e os prédios tinham arquiteturas e estruturas diferentes, tornando o cenário mais complexo. Havia um prédio dos anos 1940, outro de 1970 e outro de 2000”, explica Cesar Lisboa. 

A solução foi realizar uma vistoria e estudo do local e das plantas do hospital para mapear possíveis lacunas para o sinal da rede.

A Dimension Data implementou uma infraestrutura de rede moderna para a nova unidade, com uma rede wireless corporativa e uma rede aberta para os pacientes e visitantes. Ambas são interoperáveis com as redes da matriz.

O sistema coisa com recurso de social media login, que permite aos usuários se registrarem e acessarem a internet utilizando as credenciais de seus perfis de rede social. Para atender aos requisitos de conectividade e acesso, foi usada a solução wireless da Cisco baseada em controladoras e access points de última geração, além do uso do Cisco CMX (Connected Mobile Experiences) para a integração com as redes sociais. 

Após a implementação dos projetos, a Dimension Data também assumiu o monitoramento da infraestrutura de rede e da operação crítica do hospital, com serviços de suporte a esses ambientes.

Com 4 mil colaboradores e mais de 3,7 mil médicos ativos, o hospital é referência em serviços de alta complexidade, com foco em cardiologia, neurologia, doenças digestivas, oncologia, ortopedia e traumatologia.  

Até o final deste ano, sua capacidade total instalada será de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público.​

A Dimension Data é parte do Grupo NTT. A companhia tem um volume de negócios de US$ 7,4 bilhões e escritórios em 58 países, com 31 mil colaboradores.