Eros Jantsch.

A Totvs está colocando funcionalidades sofisticadas de inteligência artificial ao alcance de pequenos negócios como parte da oferta Bemacash, uma solução para ponto de venda formada por software e hardware integrados.

A Carol, plataforma de inteligência artificial da Totvs, agora tem funcionalidades embarcadas no Bemacash, ajudando o dono de uma pequena loja a colocar os melhores preços nos seus produtos, por exemplo.

Na hora de cadastrar um produto no sistema, a ferramenta compara dados de estabelecimentos do mesmo setor, localizados próximos e sugere o valor ideal para comercializar uma Coca-Cola, por exemplo. 

Determinar quanto um produto vai custar pode parecer uma atividade trivial, mas é uma das principais dificuldades na hora de administrar um pequeno negócio. 

De acordo com uma pesquisa de 2016 da Endeavor que listou as 10 principais dores dos empreendedores, a precificação está na quinta posição, junto com o marketing, satisfação do cliente e ponto de venda.

O principal diferencial é que essa solução já vem pronta para usar, não sendo necessárias configurações ou implementações específicas.

A ajuda com os preços é só o ponto de partida. Uma vez por semana, o dono do negócio recebe um relatório mostrando como foi a receita da semana anterior, quais foram os três produtos mais vendidos, a projeção de faturamento para os próximos setes dias e sugestões de combinações de produtos – por exemplo, toda vez que aumenta o consumo de um item, outro vende mais também e por que não vendê-los em um combo promocional?

Outro indicador é o estudo frente à concorrência, que compara o ticket médio, volume de vendas, número de transações e receitas, em um determinado período, de quem concorre diretamente com ele. 

Olhando para a região, a Carol aponta quais são os produtos mais vendidos naquela área e o desempenho de empresas de outros segmentos, assim, é possível entender o cenário econômico do entorno. 

A Carol traz ainda um estudo sobre a sazonalidade do seu mercado, para o empreendedor se preparar para um feriado ou época do ano que o movimento aumenta ou cai. Por exemplo, se o estabelecimento vende cerveja, no verão, o consumo da bebida sobe e a quantidade de clientes idem, não seria mais estratégico dar férias para os funcionários no inverno?

“A Totvs tem trabalhado para apoiar digitalização desse mercado porque a transformação digital chegará para todos e quem não acompanhar esse movimento simplesmente deixará de existir porque o consumidor já se digitalizou e espera isso das empresas, inclusive da padaria da esquina. Investir em tecnologias disruptivas parece fora da realidade de um microempresário, mas queremos mostrar que é possível sim fazer a gestão com IA e ganhar mais controle, competitividade e alavancar a receita”, afirma Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da Totvs.

Integração de ofertas e acessibilidade para tecnologias de ponta são as palavras chave da abordagem de mercado da Totvs. 

A oferta Bemacash, por exemplo, entrega de uma vez produtos como leitor de código de barras, impressora e software de gestão, que muitas vezes pequenos negócios adquirirem de fornecedores diferentes, complicando o seu cotidiano.

O pacote oferece mobilidade para o dono do negócio, com informações gerenciais acessíveis em qualquer hora e lugar, e também para o cliente, uma vez que a venda pode ser finalizada em qualquer ponto do estabelecimento usando o tablet.

O Bemacash se tornou possível pela compra da Bematech, a maior empresa brasileira de equipamento de ponto de venda, por parte da Totvs, um negócio de R$ 550 milhões em dinheiro e ações fechado em 2015 que está entre os maiores já feitos no Brasil na área de tecnologia.

Agora, a Totvs está agregando em cima desta oferta com a Carol, uma plataforma inteligência artificial lançada no ano passado (IA é uma das tendências de futuro na visão da Totvs).

A estratégia facilitar o uso de tecnologia de ponta pelos negócios, entregando usos pré-configurados de IA, que extraem e interpretam os dados do ERP, visando responder por meio de inteligência artificial perguntas específicas focadas nas diferentes verticais atendidas pela empresa.

Assim, dados de presença em sala de aulas e matrículas podem ajudar a antecipar se um aluno está prestes a abandonar uma instituição de ensino, ou se existe a oportunidade de vender mais para um determinado cliente, com base nas informações fiscais acumuladas.

“Não  estamos falando de mágica. A nossa ideia é colocar em uso rapidamente informações cuja veracidade é comprovada”, resume Gustavo Bastos, vice-presidente de Segmentos da Totvs.

A Totvs é uma provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. 

Com aproximadamente 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. 

A Totvs está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan).