São mais de 80 lojas virtuais de marcas nacionais e internacionais. Foto: divulgação.

O Posthaus, e-commerce especializado em moda que possui marketplace próprio, contratou a plataforma APIPASS, solução Integration Platforms as a Service (iPaaS) da Supero Tecnologia, para agilizar a integração com lojas parceiras.

Com o crescimento das vendas on-line durante a pandemia, a empresa tinha a necessidade de integrar a sua plataforma de marketplace com novas lojas rapidamente para conseguir ampliar seu portfólio de produtos ofertados.

A equipe já utilizava alguns APIs, mas se deparou com novos parceiros que utilizavam  sistemas não compatíveis. Alguns sellers utilizam hubs de marketplace, que permitem que eles se integrem em vários e-commerces multimarcas, outros têm sistemas próprios.

Até agora, quatro novas empresas foram integradas ao Posthaus por meio do APIPASS: Reserva, Passarela, HoneyBe e Sandro Moscoloni. Outras quatro ainda estão sendo integradas.

“O principal resultado é esse, já temos novas marcas em nosso portfólio, diversificação de produtos, e isso impacta no e-commerce inteiro, aumentando as vendas e sendo essencial para a estratégia de crescimento da empresa”, afirma Robson Schmidt, gerente de TI do Posthaus.

Na maior parte das integrações, a solução é no code, ou seja, não é necessário conhecimentos em programação para operá-la.

Hoje a APIPASS é responsável por processar todas as transações entre o Posthaus e seus vendedores, o que significa mais de 350 mil requisições por dia. 

Para a Supero, as empresas precisam otimizar os seus custos agora mais do que nunca e não podem gastar mais em projetos de integrações do que na implantação de um software em seu negócio.

“Os problemas entre as integrações surgem com frequência, ocasionando falhas no envio de informações, duplicidade ou perda de dados e diversos erros que interrompem a operação e exigem horas de desenvolvimento até identificar e solucionar os problemas”, conta Valdemir Silveira, executivo de operações e negócios da Supero.

De acordo com um levantamento da consultoria Gartner, 45% dos recursos materiais e humanos em novos projetos de TI são gastos na integração. A instituição prevê que até 2022 serão investidos 3 bilhões de dólares em soluções iPaaS.

Fundada em 2003, a catarinense Supero atua em alocação, cloud, data science, projetos e sustentação. A APIPASS foi criada em 2017.

Já o Posthaus possui mais de 80 lojas virtuais de marcas nacionais e internacionais, como Colcci, Farm e Malwee, comercializando cerca de 30 mil itens diferentes para todo o Brasil com mais de 10 milhões de visitas por mês.