Rede social pretende informar situação da estrada à frente. Foto: Divulgação

A Mercedes-Benz está testando a primeira rede social para automóveis do mundo. A ideia é que a ligação entre os carros permita manter todos atualizados sobre o trânsito em tempo real.

O projeto da montadora é chamado "sim" (sigla para Safe Intelligent Mobility ou Mobilidade Inteligente Segura), informa o site do sistema.

Na experiência, 120 carros irão rodar nas estradas da região do Rhine-Main, na Alemanha, até o final do ano.

Também são realizadas pesquisas sobre comunicação C2X nos Estados Unidos, em Palo Alto, na Califórnia.

Quando os veículos se aproximam de um engarrafamento, por exemplo, receberão um aviso antecipado, permitindo que o motorista opte por outra rota.

A tecnologia intitulada C2X auxilia em situações em que os motoristas têm dificuldade em ver o que está acontecendo na estrada à sua frente.

Conforme a Mercedes, esse sistema contribuem para um trânsito mais eficiente e, consequentemente, menos prejudicial ao meio ambiente, ajudando, por exemplo, a controlar os semáforos de acordo com a demanda e otimizando o fluxo dos automóveis.

A rede também poderá sugerir o melhor caminho até o estacionamento mais próximo que tiver vagas disponíveis.