Gustavo Zanette, Thaís Serafini e Marcos Berghahn, sócios da Shoptutor. Foto: Divulgação.

A startup de Porto Alegre Shoptutor quer colaborar com o processo de compras online dos usuários com uma ferramenta de recomendação de produtos. 

O portal conta com um questionário para analisar o perfil do cliente e apontar os notebooks ou televisores ideias para cada consumidor.

“Geralmente, escolher um eletrônico novo gera muita confusão, pois são muitas as opções disponíveis no mercado e as características técnicas são difíceis de entender e comparar”, relata Marcos Berghahn, CEO da Shoptutor, que idealizou a startup a partir de sua própria experiência ao pesquisar sites para comprar uma TV nova.

Por meio de um algoritmo próprio, o assistente de compras Shoptutor recomenda o modelo que tem a maior afinidade com o consumidor. 

A Shoptutor possui um banco com mais de 1,2 mil modelos de notebooks, televisores e smartphones. Com os assistentes de notebooks e TVs em operação, a empresa espera lançar o consultor para smartphones no próximo mês.

O portal recomenda produtos e apresenta os e-commerces que oferecem cada item. As lojas parceiras do Shoptutor são Americanas, Submarino, Shoptime, Magazine Luiza, Walmart, Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Citylar, Eletro Shopping, Colombo, Fastshop e Fnac. 

A Shoptutor recebe uma taxa de comissionamento dos e-commerces quando a loja faz uma venda direcionada a partir do site de recomendação.

A empresa é acelerada pela Ventiur desde junho e segue em processo de aceleração nos próximo seis meses. Em julho, a Shoptutor foi uma das startups selecionadas para o Demo Day E-commerce Brasil 2016.

A experiência do Shoptutor está centralizada em um assistente virtual que utiliza perguntas simples para identificar a demanda técnica necessária e recomendar o modelo.

O consumidor que procura um notebook, por exemplo, informa dados como tipo de uso e preferências para que o assistente sugira a melhor opção. 

Além de Marcos Berghahn, que já atuou como gerente de projetos nas empresas APTA Resinas Termoplásticas e Santa Transmedia Productions, a startup tem Gustavo Zanette, Rafael Souza e Thaís Serafini como sócios.

Zanette é publicitário com dez anos de experiência em desenvolvimento front end, com passagem pelas empresas BRA Digital e Santa Transmedia Productions. Já Thaís é designer de produto e mestra em Design estratégico com treinamento em instituições como IDEO e Domus Academy. Souza, desenvolvedor de softwares há quinze anos, foi CTO da Vnda.

Segundo o Webshoppers, o setor de eletrônicos, telefonia e informática juntos respondem por 42% do faturamento do e-commerce brasileiro, equivalente a aproximadamente R$ 17 bilhões em 2015.