Rede conta com 66 lojas e 750 colaboradores. Foto: divulgação.
A Monjuá, rede de moda e calçados do interior do Rio Grande do Sul, adotou a solução da Meu Crediário, startup especializada em análise de crédito para o varejo.
Na prática, a loja usuária cadastra o cliente no ERP e, com a integração do Meu Crediário Corporate, o consumidor é analisado e o limite mais adequado para a venda é sugerido por meio do score de crédito apresentado pelo sistema.
Feita a análise, o vendedor lança os produtos que o cliente está comprando, de acordo com o limite de crédito determinado. Com a avaliação em tempo real, o vendedor consegue, por exemplo, sugerir compras adicionais para clientes de baixo risco.
Em seguida, o sistema de análise informa ao vendedor diferentes opções de parcelamento, indicando as opções com menor risco. Quando o cliente escolhe o número de parcelas ideal, a venda é registrada no ERP.
O novo sistema também realiza a cobrança e negativação de clientes inadimplentes. Quando o cliente paga a dívida, o CPF é automaticamente excluído dos birôs de crédito, sem participação de pessoas e à prova de falhas, segundo a empresa.
A implantação começou no início de 2020 e a solução chegou às 66 lojas da rede há cerca de 45 dias.
No mês de julho de 2020, a Monjuá conseguiu reduzir em 27% — em comparação ao mesmo período do ano passado — a inadimplência dos clientes no pagamento de parcelas do crediário no curto prazo. Este é o menor nível na inadimplência de 30 dias que a empresa alcançou para o mês de julho nos últimos cinco anos.
“Estamos felizes em atingir esse resultado em um espaço de tempo tão curto. Sem dúvida é um grande motivo de satisfação registrar esse resultado em meio à pandemia e sem perder agilidade nas lojas e tampouco em número de vendas”, destaca Felipe Bender, diretor comercial da Monjuá.