VAREJO

Monjuá analisa crédito com Meu Crediário

24/08/2020 15:27

Em julho de 2020, inadimplência diminuiu 27% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Rede conta com 66 lojas e 750 colaboradores. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Monjuá, rede de moda e calçados do interior do Rio Grande do Sul, adotou a solução da Meu Crediário, startup especializada em análise de crédito para o varejo.

Na prática, a loja usuária cadastra o cliente no ERP e, com a integração do Meu Crediário Corporate, o consumidor é analisado e o limite mais adequado para a venda é sugerido por meio do score de crédito apresentado pelo sistema.

Feita a análise, o vendedor lança os produtos que o cliente está comprando, de acordo com o limite de crédito determinado. Com a avaliação em tempo real, o vendedor consegue, por exemplo, sugerir compras adicionais para clientes de baixo risco.

Em seguida, o sistema de análise informa ao vendedor diferentes opções de parcelamento, indicando as opções com menor risco. Quando o cliente escolhe o número de parcelas ideal, a venda é registrada no ERP

O novo sistema também realiza a cobrança e negativação de clientes inadimplentes. Quando o cliente paga a dívida, o CPF é automaticamente excluído dos birôs de crédito, sem participação de pessoas e à prova de falhas, segundo a empresa.

A implantação começou no início de 2020 e a solução chegou às 66 lojas da rede há cerca de 45 dias.

No mês de julho de 2020, a Monjuá conseguiu reduzir em 27% — em comparação ao mesmo período do ano passado — a inadimplência dos clientes no pagamento de parcelas do crediário no curto prazo. Este é o menor nível na inadimplência de 30 dias que a empresa alcançou para o mês de julho nos últimos cinco anos.

“Estamos felizes em atingir esse resultado em um espaço de tempo tão curto. Sem dúvida é um grande motivo de satisfação registrar esse resultado em meio à pandemia e sem perder agilidade nas lojas e tampouco em número de vendas”, destaca Felipe Bender, diretor comercial da Monjuá.

Para a Monjuá, o próximo desafio é manter os indicadores da inadimplência em níveis abaixo da média do mercado, o que deve ser um trabalho contínuo.

“Vale ressaltar ainda que o estado do Rio Grande do Sul retrocedeu no combate à pandemia no último mês. Mesmo com o lockdown e a maior reclusão das pessoas em algumas cidades, a Monjuá conseguiu melhorar seus indicadores muito por conta do nosso modelo de análise de crédito”, afirma Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário.

Lançada em 2016, a Meu Crediário é uma startup catarinense criada por Jeison Schneider, que já tinha outra empresa atuando nesta área: a Tidas, que faz garantia e antecipação de crediário.

A Tidas funciona como braço financeiro dos parceiros, atendendo marcas que vendem entre R$ 10 mil e R$ 100 mil mensais no crediário. 

Já a Meu Crediário entrega a operação da tecnologia para que o varejista consiga trabalhar o crediário de forma autônoma, sem necessitar do auxílio financeiro da Tidas.

No portfólio, a Meu Crediário possui mais de 500 marcas de todo o Brasil. Entre elas, estão Óticas Carol, Mercadão dos Óculos, Lojas Calci, Lojas Inês, Aby´s e Modazine.

Originária da antiga Lojas Três Passos, a Monjuá atua desde 2017 com 66 lojas e 750 colaboradores. Sua matriz está localizada em Três Passos, município com cerca de 23 mil habitantes localizado na região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Veja também

ESCOLHAS
VDI x Desktop como Serviço

Infraestrutura de área de trabalho virtual, Desktop como Serviço ou uma combinação de ambos?

RITMO
Totvs atravessa Covid-19 de braçada

Companhia teve crescimento de 6,5% no segundo trimestre.

DINHEIRO
TOTVS Techfin oferece novas soluções de crédito

Agora é possível oferecer crédito para clientes e parcelar boletos de fornecedores.

EXCLUSIVO
Agibank: automatização na área de crédito

Banco digitalizou a leitura de fotos e documentos, eliminando tarefas manuais.

CONTRATAÇÃO
Ex-Dell é diretor de vendas e-commerce da Lenovo

Tiago Caczmareki substitui Arthur Isoldi na estrutura de computadores pessoais da empresa no Brasil.

LANÇAMENTO
XP anuncia cartão de crédito com Visa

Com produto em fase de testes, corretora está avançando em sua estratégia de banco digital.

RESULTADO
Em meio a pandemia, KLASSMATT-INTEGRA S.A. cresce 52%

Para o segundo semestre, companhia prevê o lançamento de novas ofertas e de uma techfin.

CORONA
Sucesu-RS cancela eventos em 2020

Entidade optou por não realizar encontros presenciais até o final do ano.

CARREIRA
Síndrome da Impostora e as mulheres no mercado

Pressão social faz mulheres se sentirem inseguras para o desempenho de suas próprias atividades.

DINHEIRO
Sindpd oferece crédito consignado

Sindicato de informática paulista fechou acordo com a fintech Paketá Crédito.