INFRA

Sesc Manaus migra para Arcserve com Brasoftware

24/08/2020 13:32

Instituição mantinha seus dados in house e migrou cerca de 1 terabyte em três meses.

Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

O Sesc Manaus migrou para a solução Arcserve UDP, de armazenamento e proteção de dados em nuvem, com a Brasoftware, uma das maiores integradoras de tecnologia do país.

Até então, o Sesc mantinha seus dados in house, dentro de servidores domésticos, e o projeto foi concluído em três meses, mantendo o funcionamento normal da operação. Ao todo, foram migrados cerca de 1 terabyte de dados.

"O segredo do sucesso desse projeto foi o forte alinhamento que estabelecemos entre o nosso time e o da Brasoftware. A plataforma adotada agregou valor, não só para o time de TI mas para a instituição como um todo", afirma Wescley Rabelo, gerente de TI e comunicação do Sesc Manaus.

De acordo com a instituição, um dos desafios do projeto foi a conexão com a internet, em um cenário em que o armazenamento de dados via nuvem poderia ser um caminho arriscado.

Embora a infraestrutura de rede tenha crescido bastante nos últimos anos na região Norte do país, os cabeamentos de fibra são feitos, muitas vezes, através dos rios e afluentes da região, levando a conexão para os municípios do interior.

"A pandemia acabou trazendo um desafio extra para esse projeto pois, na licitação, um dos requisitos era que a implementação fosse feita de forma presencial. Mas diante do cenário, realizamos, de maneira inédita, todo o mapeamento do ambiente interno e da infraestrutura de hardware e software desse cliente de forma remota", conta Alexandre Vilanova, executivo de contas da Brasoftware.

Para o futuro, o Sesc Manaus já estuda ampliar o projeto, considerando 5 terabytes de backup em nuvem.

Há mais de 30 anos no mercado, a americana Arcserve lançou sua primeira solução de backup em 1988 e hoje atua em mais de 150 países. 

No Brasil, são doze empresas comercializando as suas soluções nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Goiás, além do Distrito Federal.

A Brasoftware é uma dessas empresas. Fundada em 1987 na capital paulista, também trabalha com soluções de companhias como Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Symantec-Broadcom, McAfee, Arcserve, Corel, VMware, PaloAlto e ForcePoint.

Em 2002, criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. 

A Brasoftware tem clientes como Ache, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantin, Kroton, Serasa Experian, SKY, LATAM, Tecban, Telefonica e Totvs.

Veja também

CALÇADO
Marcas da Paquetá apostam em e-commerce

Capodarte e Dumond agora tem aplicativos para celular feitos pela Neomode.

COMBUSTÍVEL
Petrobras está usando Azure

Companhia petrolífera aposta em tecnologia da Microsoft, incluindo nuvem.

AGRO
Cotrijal: armazenagem com Pure Storage

Projeto com tecnologia Flash foi entregue em uma semana pela Adentro.

CLIENTES
Omie: ERP de graça até dezembro

Companhia está preparada para deixar de ganhar R$ 12 milhões com a jogada.

VELHO NORMAL
Amazon aposta em escritórios

Gigante de e-commerce não embarcou na tendência do home office e vai ampliar o espaço em 850 mil m².

ESCOLHA
Serpro usa ERP na nuvem da MXM

Estatal federal de TI escolheu fornecedor de médio porte para seu sistema de gestão.

RH
EMotta Sistemas migra solução de ponto para nuvem

Gestão de ponto pode ser feita de qualquer lugar, a qualquer hora.

CHAMADAS
Zoom agora oferece telefone em nuvem no Brasil

Empresa lançou serviço em 25 novos países e territórios, sendo nove deles na América Latina.

VÍDEOS
Oracle, de olho no Tik Tok?

Financial Times diz que a empresa está na disputa pela rede social chinesa junto com a Microsoft.

INFRA
Coruripe migra para nuvem Azure

Projeto em uma das maiores produtoras de açúcar teve apoio da Sky.One.