Foto: Pexels.

O Sesc Manaus migrou para a solução Arcserve UDP, de armazenamento e proteção de dados em nuvem, com a Brasoftware, uma das maiores integradoras de tecnologia do país.

Até então, o Sesc mantinha seus dados in house, dentro de servidores domésticos, e o projeto foi concluído em três meses, mantendo o funcionamento normal da operação. Ao todo, foram migrados cerca de 1 terabyte de dados.

"O segredo do sucesso desse projeto foi o forte alinhamento que estabelecemos entre o nosso time e o da Brasoftware. A plataforma adotada agregou valor, não só para o time de TI mas para a instituição como um todo", afirma Wescley Rabelo, gerente de TI e comunicação do Sesc Manaus.

De acordo com a instituição, um dos desafios do projeto foi a conexão com a internet, em um cenário em que o armazenamento de dados via nuvem poderia ser um caminho arriscado.

Embora a infraestrutura de rede tenha crescido bastante nos últimos anos na região Norte do país, os cabeamentos de fibra são feitos, muitas vezes, através dos rios e afluentes da região, levando a conexão para os municípios do interior.

"A pandemia acabou trazendo um desafio extra para esse projeto pois, na licitação, um dos requisitos era que a implementação fosse feita de forma presencial. Mas diante do cenário, realizamos, de maneira inédita, todo o mapeamento do ambiente interno e da infraestrutura de hardware e software desse cliente de forma remota", conta Alexandre Vilanova, executivo de contas da Brasoftware.

Para o futuro, o Sesc Manaus já estuda ampliar o projeto, considerando 5 terabytes de backup em nuvem.

Há mais de 30 anos no mercado, a americana Arcserve lançou sua primeira solução de backup em 1988 e hoje atua em mais de 150 países. 

No Brasil, são doze empresas comercializando as suas soluções nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Goiás, além do Distrito Federal.

A Brasoftware é uma dessas empresas. Fundada em 1987 na capital paulista, também trabalha com soluções de companhias como Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Symantec-Broadcom, McAfee, Arcserve, Corel, VMware, PaloAlto e ForcePoint.

Em 2002, criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. 

A Brasoftware tem clientes como Ache, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantin, Kroton, Serasa Experian, SKY, LATAM, Tecban, Telefonica e Totvs.