ENTRETENIMENTO

DirecTV atende clientes com Watson

24/08/2021 17:27

A empresa desenvolveu um assistente virtual baseado nas tecnologias da IBM.

Por meio do celular, o usuário pode fazer solicitações ao assistente virtual. Foto: Sky/reprodução.

Tamanho da fonte: -A+A

A DirecTV, empresa norte-americana dona da SKY Brasil, utilizou o assistente IBM Watson em IBM Cloud para desenvolver um assistente virtual voltado ao atendimento na América Latina, onde possui mais de 10,3 milhões de clientes.  

Antes da pandemia, a companhia identificou a necessidade de inovar no negócio para garantir a sustentabilidade futura e, quando a Covid-19 chegou, ela já tinha algumas metodologias instaladas e as equipes estavam em processo de desenvolvimento. 

“Isso nos permitiu reagir com rapidez e atender à crescente demanda por contato de nossos clientes nos devidos tempo e modo. A partir daquele momento, a transformação passou a ser nosso principal foco, pois era uma necessidade de nossos clientes e, ao mesmo tempo, a única forma de atendê-los", conta Daniel Roldan, CTO da DirecTV Latin America.

O assistente foi concebido e construído a partir de uma visão de agilidade, com uma equipe de profissionais de aproximadamente 30 pessoas com perfis de UX, DevOps, Business e Agility, entre outros.

Isso permitiu à empresa trabalhar em ciclos curtos e desenvolver soluções com base nas lições aprendidas com os clientes.

A implementação consiste em vários componentes customizados, desenvolvidos como contêineres e implementados na infraestrutura Kubernetes em IBM Cloud.

O projeto, que planejava lidar com um total de 1 milhão de interações, experimentou na pandemia um aumento nos canais de atendimento digital e na demanda de usuários, atingindo esse número no primeiro mês da implementação.

Atualmente, a plataforma gerencia mais de 6 milhões de interações por mês, utilizando inteligência artificial e recursos de nuvem híbrida em canais digitais da DirecTV Latin America, da SKY Brasil e do serviço de streaming DirecTV Go — inclusive via WhatsApp.

Por meio do celular, o usuário pode solicitar ao assistente virtual a realização de algumas transações, como consultoria para aquisição de serviços, resolução de erros de tela, compra de programação, verificação de plano de assinatura ou saldo de conta, além de instalação e ativação de kit pré-pago.

"Hoje, muitas questões são resolvidas rapidamente com o assistente virtual. O aplicativo resolve diversas transações relacionadas ao gerenciamento de contas, problemas técnicos e contratação de produtos de forma mais fácil, dinâmica e ágil para o cliente”, conta Roldan.

Segundo o executivo, o grau de aceitação que os clientes demonstram com essas interações cresce a cada dia, assim como as transações digitais e os índices de aceitação e satisfação.

Com as informações e dados obtidos, a empresa pode identificar necessidades dos clientes e colocar em prática soluções diferentes no menor tempo possível, além de aprender continuamente com as solicitações recebidas.

O assistente está integrado com o back-office da DirecTV Go e foi projetado para incorporar novos usos e abranger um maior número de clientes. Em breve, devem ser disponibilizadas mais transações, como envio de vídeos, voz, análise de imagens e serviços adicionais com o back-office.

A IBM já implementou o Watson Assistant em mais de 60 empresas de telecomunicações e mídia no mundo, impactando mais de 1,5 bilhão de assinantes. Presente em mais de 175 países, a companhia é líder global de nuvem híbrida, IA e serviços para negócios.

Fundada em 1994, a DirecTV tem sede em El Segundo, Califórnia e, desde 2015, é uma subsidiária da AT&T. O seu serviço transmite televisão por satélite e áudio digitais nos Estados Unidos, América Latina e Caribe.

Veja também

USINAGEM
Pedro II seleciona profissionais com Speck

Plataforma foi criada pela mineira Kukac com base na tecnologia IBM Watson.

SELEÇÃO
Cisco analisa candidatos com Speck

Plataforma foi criada pela mineira Kukac com base na tecnologia IBM Watson.

TELECOM
Algar tem assistente virtual com Watson

A CORA vai tratar das demandas relacionadas ao Centro de Operações de Rede da companhia.

ENERGIA
Grupo Equatorial redesenha URA com IBM

A assistente virtual da empresa agora usa os serviços de transcrição e sintetização de voz do Watson. 

REMOTO
TIM: VMware e IBM na base do home office

A operadora colocou 1,8 mil funcionários do call center em trabalho remoto permanente.

NUVEM
Copersucar migra para IBM Cloud

Até então, a infraestrutura principal de TI da empresa de açúcar e etanol era on premise.