Centro de Florianópolis. Foto: flickr.com/photos/atramos

A Acate publicou no Youtube neste domingo, 23, um vídeo com propostas para o setor de TI dos quatro candidatos à prefeitura de Florianópolis com representação na Câmara dos Vereadores da cidade. 

Angela Albino (PC do B), César Souza Junior (PSD), Elson Manoel Pereira (PSOL) e Gean Loureiro (PMDB) dão suas posições em um minuto. A gravação foi feita após um debate com os prefeituráveis no final de agosto.

Apontado como o maior arrecadador de impostos da capital catarinense, com 500 empresas e um faturamento combinado de R$ 1 bilhão em 2011, o setor de TI e a questão da mão de obra são temas de destaque na campanha eleitoral.

 O líder nas pesquisas Cesar Souza (PSD) se comprometeu a estruturar centros de formação de mão de obra nos bairros em parcerias com a Acate e “a tirar o Sapiens Parque do papel”.

O Sapiens Parque é um pólo de TIC localizado em uma área total de 4,5 milhões de m² – o equivalente a cerca de 417 campos de futebol no bairro da Cachoeira do Bom Jesus, no norte da capital catarinense.

O empreendimento vem sendo implantado em fases desde 2008.

“Vamos fazer a parte de ruas e urbanização, que é responsabilidade da prefeitura, já no começo do mandato”, afirmou Souza.

Angela Albino (PC do B) prometeu investir em inovação em todas as áreas da prefeitura com uso de produtos locais.

“Precisamos trazer a inovação da cidade para dentro da gestão”, afirmou a comunista.

Gean Loureiro (PMDB), candidato do atual prefeito Dário Berger (PMDB), também se comprometeu com programas de qualificação de mão de obra em parceria com a Acate, assim como a maiores reduções tributárias para estimular as empresas da área.

“Vamos reduzir as alíquotas para obras de empresas de tecnologia”, garante Loureiro.

Elson Manoel Pereira (PSOL) afirmou que vai criar uma política pública de incentivo e fundos municipais para estimular o setor de TI, além de “assumir responsabilidade na formação de capacidade técnica”.

De acordo com a pesquisa Accord/RICTV/ Notícias do Dia, Florianópolis deve ter um segundo turno.  

Souza aparece com 35% das intenções de voto, Angela com 26% e Loureiro com 20%. Elson chegou a 1%.