Cisco agora na lista do cartão BNDES. Foto: Shutterstock.

A Cisco anunciou esta semana que micro, pequenas e médias empresas podem adquirir soluções de rede e servidores da Cisco pelo sistema de financiamento do Cartão BNDES, com crédito de até R$ 1 milhão para a aquisição de bens e serviços.

Segundo pesquisa da reportagem do Baguete, esta é a primeira multinacional que entra com seu nome diretamente na lista de fornecedores do programa, até então povoado por fabricantes locais.

A companhia está cadastrada no portal do cartão com switches, roteadores e servidor UCS. A empresa também deve incluir em breve entre as oferta em breve a linha de access points Wi-Fi fabricados no Brasil.

Com a entrada na lista de fornecedores do cartão, o plano é facilitar o acesso de empresas menores aos equipamentos da empresa, com financiamento automático em até 48 meses em prestações fixas e taxa de juros mais baixas.

No mercado de roteadores, segundo pesquisa do Baguete feito no site do Cartão BNDES, a Cisco puxa a frente das multinacionais em sua entrada direta no programa. Multinacionais rivais como VMware, Huawei, IBM, Dell, entre outras, não tem seu nome diretamente listado entre os fornecedores.

De 2012 a 2016 serão aplicados mais de R$ 1 bilhão nestas áreas e, entre os pilares estratégicos de atuação está a expansão da produção local. Este fator, em especial, favoreceu a adesão da companhia ao benefício do Governo. As soluções da Cisco, disponibilizadas hoje para financiamento pelo Cartão BNDES, possuem índice de nacionalização superior a 60%.

“A inclusão de soluções na linha de financiamento do Cartão BNDES irá beneficiar os pequenos e médios empreendedores em pontos-chave, como qualidade de produtos, preço, facilidade de crédito e também rapidez no prazo de entrega”, explica Ana Claudia Plihal, diretora de Commercial da Cisco do Brasil.

Por outro lado, ainda se espera que o cartão do banco estatal deslanche entre as empresas de menor porte, segmento que é o foco principal da iniciativa. Atualmente, poucas delas possuem esse cartão, que é como um crédito pré-aprovado para que as empresas realizem compras de mercadorias.

De acordo com informações do próprio banco de fomento, são 620 mil o número de empresas portadoras do Cartão BNDES, enquanto, no Brasil, existem 9 milhões de micro e pequenas.