O Grupo Edson Queiroz atua em áreas como energia, bebidas, eletrodomésticos e comunicação. Foto: Nasser Hissa Arquitetura.

O Grupo Edson Queiroz, que atua em áreas como energia, bebidas, eletrodomésticos e comunicação, conta com tecnologias da Thomson Reuters e da Oracle para aplicar recursos de inteligência artificial em seu processo de gestão tributária.

O projeto foi desenvolvido com uso da plataforma Oracle Big Data & Analytics Cloud e foi possível a partir de uma parceria global entre a Thomson Reuters e a Oracle para a complementação entre tecnologias.

Com início no primeiro trimestre de 2018, a iniciativa no Grupo Edson Queiroz consiste em fazer uma análise completa da gestão tributária da empresa e identificar potenciais riscos a serem mitigados e oportunidades que podem ser alcançadas.

O objetivo inicial foi aprimorar a estratégia fiscal da empresa para ampliar a performance operacional. O grupo possui 182 filiais que atuam em sete segmentos distintos da economia em todo o território nacional.

“Iniciar o trabalho com foco em aprimorar a estratégia fiscal seria mais rápido a ser implementado e já poderia trazer resultados ainda nos primeiros meses, o que de fato está acontecendo”, explica Cid Camara, gerente de TI do Grupo Edson Queiroz.

Em um primeiro momento, a solução utilizou as tecnologias de big data e robotização para coletar e unificar todas as NFe (notas fiscais eletrônicas) e as informações do sistema fiscal do grupo (Sped) dos últimos anos. A partir da primeira análise destes dados, foi possível identificar pontos a serem aprimorados.

“Com isso, nesta fase, estamos montando modelos de análises de causas raiz, detecção de anomalias e estatísticas para aplicação de machine learning dentro da curva de maturidade da jornada analítica, podendo reduzir riscos tributários, melhorar processos e prever ações futuras”, ressalta Marcos Bregantim, diretor de produtos corporativos, da Thomson Reuters.

No próximo passo, com a aplicação de machine learning sobre os dados e análises iniciais, a inteligência artificial poderá auxiliar decisões a serem tomadas pela empresa. 

“Com a validação e ajustes destes dados e tendências, será possível otimizar a performance operacional da área fiscal, mitigar os potenciais riscos, aumento de previsibilidade e otimização do planejamento”, garante Bregantim.

Resultado da aquisição do Reuters Group pela Thomson Corporation em 2008, a Thomson Reuters reúne mais de 45 mil profissionais no mundo, sendo 2,2 mil no Brasil.

O Grupo Edson Queiroz é um conglomerado familiar de Fortaleza  fundado em 1951. A companhia é responsável pelas marcas  Nacional Gás Butano Distribuidora, Paragás Distribuidora, Indaiá Brasil Águas Minerais, Minalba Alimentos e Bebidas, Esmaltec, Midol, Televisão Verdes Mares, Editora Verdes Mares, Rádio Verdes Mares., Cascaju Agroindustrial e Esperança Agropecuária e Indústria.