Unidade da Fortlev na Bahia.

A Fortlev, líder nacional na fabricação e venda de reservatórios de água e com grande participação no mercado de tubos e conexões em PVC, fechou a aquisição de uma impressora 3D da Makerbot com a Wishbox Technologies, empresa de Santa Catarina especializada nesse mercado.

Foi adquirida uma impressora 3D desktop MakerBot Replicator Z18 para o desenvolvimento dos produtos.

O uso maior é na fase do try-out ou teste prático do molde que é fundamental para a definição dos padrões para a injeção de plástico. 

A ideia é prevenir riscos de falhas humanas e corrigir eventuais imperfeições antecipadamente, dentro da técnica de gestão de qualidade japonesa Poka Yoke. 

“A possibilidade de testar protótipos impressos 3D trouxe como vantagem a redução da necessidade de ajustes nos moldes em fase de testes, algo que pode demandar um grande investimento monetário e de tempo não previstos”, diz o sócio e diretor industrial da Fortlev Vitor Torres.

A Wishbox Technologies prevê um crescimento de 50% em vendas de equipamentos em 2018 especialmente para o setor industrial. 

Sediada em Balneário Camboriú, no litoral catarinense, a Wishbox Technologies foi fundada em 2013 e trabalha com equipamentos de marcas como MakerBot, Ultimaker e FormLabs.