Motores da WEG podem ser monitorados a distância.
A WEG, empresa catarinense que é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, está entrando no universo da Internet das Coisas com o lançamento do WEG Motor Scan, uma solução de monitoramento de baixo custo para seus produtos.
A nova tecnologia permite que dados sobre o funcionamento dos motores elétricos sejam transmitidos por meio de conexão Bluetooth para os celulares dos encarregados da manutenção ou para equipamentos do tipo gateway, para depois serem retransmitidas para o WEG IoT Platform, onde estão disponíveis várias ferramentas de gestão da planta.
“Nós somos uma empresa reconhecida pela excelência em engenharia. O futuro é ser uma empresa líder em tecnologia, não só em motores”, resume Davi Orzechowski, um dos profissionais da WEG que trabalha no projeto.
De acordo com Orzechowski, o caminho de evolução passa por integrar produtos de outros fabricantes na plataforma de controle da WEG, aumentando o benefício para os clientes. Para tanto, a empresa criou um time que mistura engenheiros eletrônicos e de TI para entregar a visão de Indústria 4.0 da companhia.
O WEG Motor Scan já monitora diversas aplicações em duas unidades fabris da WEG em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, incluindo exaustores, esteiras transportadoras, jatos de granalha, recirculadores de ar, compressores e bombas hidráulicas.
Com base nos dados capturados e enviados para a nuvem, é possível tomar decisões mais rápidas e assertivas principalmente nos casos de manutenção preditiva, garantindo maior eficiência e vida útil do motor.
Assim, com uma instalação fácil e baixo custo de aquisição e operação, a equipe de manutenção amplia seu alcance sobre os equipamentos da planta, antecipando e reduzindo paradas indesejadas.
As vantagens vão desde o menor custo de manutenção, com a otimização do tempo das equipes até a maior disponibilidade de máquinas para a fábrica.