Google oferece cursos para incentivar a criação de aplicativos Android. Foto: Divulgação.

O Google aposta em cursos gratuitos para incentivar a criação de aplicativos voltados para dispositivos com o sistema operacional Android.

A companhia anunciou novos cursos gratuitos para lições de Kotlin, a linguagem de programação que mais cresce no GitHub, da Microsoft.

O Google tem o objetivo de mudar o foco de desenvolvedores de aplicativos Android. A empresa quer ver uma migração do Java, da Oracle, para o Kotlin, linguagem oficial de programação Android da JetBrains, fornecedora de ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) da República Tcheca.

Desde o ano passado, o Google trabalha com a empresa de educação Udacity para fornecer aulas gratuitas. 

Os novos cursos são voltados para desenvolvedores que tenham alguma experiência em programação de linguagens estaticamente orientadas a objetos, como Java ou C#, e que usaram IDEs como o IntelliJ IDEA, da JetBrains, Android Studio, Eclipse ou Visual Studio, da Microsoft. Os alunos precisarão instalar o Java Development Kit (JDK) e o IntelliJ.

"O Google e a Udacity atualmente oferecem videoaulas de Kotlin Bootcamp e Como criar aplicativos Android no Kotlin. Para ajudar as pessoas que aprendem de maneiras diferentes, recentemente reformulamos esses cursos para publicá-los como cursos de codelab com base em tutoriais. Mais de 2,5 milhões de usuários já trabalharam com os codelabs do Google neste ano", detalha Jocelyn Becker, gerente sênior de programas do Google Developer Training.

Enquanto o Google espera treinar os desenvolvedores para impulsionar o Android, o ZDNet lembra que a Microsoft lançou na semana passada uma nova série de treinamentos em vídeo para ajudar desenvolvedores no aprendizado da popular linguagem de programação de código aberto Python. A recompensa para a Microsoft é que os aspirantes a desenvolvedor podem começar a usar os serviços do Azure Machine Learning.