Bartira produz 26 mil unidades de produtos para cozinha e quarto diariamente.

A Móveis Bartira, a maior fabricante de móveis da América Latina e a maior fornecedora de móveis das Casas Bahia, adotou o software Opcenter, da Siemens Digital Industries Software, para fazer o seu processo de programação e planejamento de produção (APS, na sigla em inglês).

O projeto foi entregue pela parceira NEO e está ajudando a melhorar a eficiência na produção de 26 mil unidades de produtos para cozinha e quarto diariamente.

Antes, a Móveis Bartira sofria com gargalos na produção, e seu sistema levava muito tempo para gerar a lista de operações, levando pelo menos uma semana para completar a programação mensal de produção da planta. 

Uma equipe de 10 pessoas usava planilhas para administrar suas operações diárias: coleta de dados de notas, gerenciamento de ordens de produção e sequenciamento de linhas.

Com o Opcenter APS, o trabalho que antes levava uma semana para ser concluído, agora é realizado em duas horas por uma equipe de quatro pessoas.  Os dados agora são extraídos do banco de dados Opcenter APS em apenas alguns minutos.

Antes do Opcenter APS, ao programar apenas gargalos, a adesão da Móveis Bartira entre o planejamento e a execução era de 60%. Seis meses após a adoção da solução Siemens, a adesão atingiu 100%. 

A capacidade de produção, que era de 24 mil unidades, aumentou para mais de 26 mil, um aumento de quase 10%, com todas as entregas antecipadas. 

O Opcenter APS foi parametrizado para atender às necessidades de programação dos setores da Móveis Bartira de colagem de junções, furação, pintura, montagem e embalagem. 

Para cada setor, as diversas características do produto são mapeadas e configuradas como atributos, incluindo: tipo de fita de borda, família de produto, tipo de desenho e cor da placa.

Para cada programação liberada, o Opcenter APS recebe os dados de produção inseridos no sistema de execução de manufatura (MES) e então atualiza o plano para essas máquinas. 

A partir daí, os programadores reprogramam todas as outras operações com suas prioridades adequadas (pedido normal, ordem de serviço, pedido de substituição e pedido de retrabalho).

"A implementação do Opcenter APS foi um marco para a nossa empresa", diz Fernando Canelas, chefe do Departamento de Planejamento e Programação da Produção da Móveis Bartira. "Sem a sincronização de todas as etapas de produção, não estaríamos no nível de entrega atual. Todas as empresas devem implementar um sistema de programação de produção de capacidade finita para eliminar ao máximo a interferência humana no processo de programação", acredita Canelas.

A Siemens Digital Industries Software é uma divisão da Siemens que oferece produtos voltados para a manufatura digital, incluindo software de design 3D (CAD) e gestão de ciclo de vida do produto (PLM), além de soluções focadas em Internet das Coisas, entre outras.

A empresa é parte de um braço maior de automação e digitalização, a divisão Digital Industries da Siemens, no qual trabalham cerca de 20% dos 385 mil funcionários da gigante industrial alemã.

No ano fiscal de 2019, encerrado em 30 de setembro de 2019, a Siemens gerou a receita de € 86,8 bilhões e lucro líquido de € 5,6 bilhões.