Prefeituras são o alvo da nova solução.

A Conam e a W5 Solutions desenvolveram uma solução de nota fiscal eletrônica na nuvem, com recursos de BI, específica para os municípios, com recursos de adaptação à legislação de cada localidade.

Com a solução, as prefeituras podem visualizar dados em gráficos, tabelas e grids.

“Por exemplo, podem saber qual é o serviço mais prestado no município e, a partir dessa informação, incentivar algum ramo a se instalar”, explica o diretor de Novos Projetos da Conam, Fabian Rodrigues Caetano.

A solução de NF-e para prefeituras traz também recursos como Recibo Provisório de Serviço (RPS), que permite preenchimento da nota no computador e só depois sua transmissão, em virtude de grandes volumes de notas.
Cruzamento de informações para que a nota seja confrontada com a Declaração de Serviços, que é obrigatória e emitida pelo tomador de serviços, também é funcionalidade incluída.

O diretor da W5 Solutions, Marcos Abellón, conta que 11 cidades de São Paulo que já usam a solução de NF-e podem agora aderir ao recurso de BI.

A lista inclui Taboão da Serra, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itapecerica da Serra, Embu Guaçú, Taubaté, Mairiporã, Itapeva, Altinópolis, Caieiras e Cabreúva.

“O sistema pode ser adotado em prefeituras de qualquer estados brasileiro”, conta ele.

A W5 Solutions atua em soluções customizadas na web, BI, consultoria, desenvolvimento e gerenciamento de projetos.

Já a Conam é especializada no setor público, atuando em suporte nas áreas de finanças e orçamento, contabilidade, administração e controle, economia, recursos humanos, licitações e contratos, tributação municipal, processo legislativo, entre outras.