Em breve, em Porto Alegre. Foto: Trensurb.

A Aeromovel Brasil S.A divulgou nesta terça-feira, 23, as primeiras fotos do aeromóvel que funcionará em Porto Alegre entre o aeroporto Salgado Filho e a estação Aeroporto do Trensurb.

O chamado A-100 está sendo finalizado na fábrica da T’Trans Sistemas de Transportes S.A. em Três Rios, no Rio de Janeiro.

São dos dois veículos que farão o trajeto de 998 metros entre em apenas 90 segundos. O projeto está orçado em R$ 33,8 milhões e tem previsão de conclusão até o fim do primeiro semestre de 2013.

O A-100, com capacidade para 150 passageiros, teve sua fabricação concluída no dia 15 de outubro e o A-200, com capacidade para 300 passageiros, encontra-se em estágio avançado de montagem.


Confira como vai ser o aeromóvel por dentro

Enquanto isso, em Porto Alegre, segue a construção dos dois terminais do aeromóvel, um junto à Estação Aeroporto da Trensurb, com cerca de 170 metros quadrados, e outro junto ao edifício-garagem do Aeroporto Salgado Filho, com cerca de 430 metros quadrados.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves de propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada.

O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

EM NOVO HAMBURGO?
Depois de anos confinado a uma rota experimental em Porto Alegre partindo do Gasômetro e chegando às proximidades da Câmara de Vereadores, parece que o aeromóvel vai decolar como um sistema de transporte em extensões limitadas.

A prefeitura de Novo Hamburgo solicitou na semana junto à Trensurb um estudo de viabilidade técnica para implantação de uma linha na cidade.

A linha começaria na Estação Fenac, passando pela Fenac, pela Fundação Liberato e pelo futuro Centro de Inovação e Tecnologia (CIT).