Joel: "In the midiu, etc".

A EF Education First, multinacional de ensino de idiomas com 400 escolas e escritórios em 55 países, divulgou seu segundo relatório sobre proficiência em inglês com más notícias para o Brasil.

O país ficou na 46ª posição do ranking entre os 54 países e territórios do mundo que foram inclusos no estudo, uma posição ainda pior do que no primeiro levantamento, divulgado no início de 2011, quando o Brasil ficou em 31º lugar entre 44 países.

Por estado, a melhor proficiência em inglês foi encontrada  no Rio de Janeiro. Em segundo lugar vem o Paraná, seguido de Sergipe.

Já entre as capitais, depois do Rio de Janeiro, o ranking aponta São Paulo, na segunda colocação, Brasília, em terceiro, seguido de Belo Horizonte e Salvador. Não foram divulgados dados individualizados por estado.

Na América do Sul o Brasil só está à frente da Colômbia (50ª) e em nível mundial de países como Egito, Arábia Saudita, Panamá, Tailândia e Líbia. Também é verdade que todos os países latino americanos estão no corte “baixo” ou “muito baixo” do gráfico.

A exceção é a Argentina, o país latino americano na faixa “moderado”. Situados em 20º, os argentinos estão imediatamente atrás de Portugal e Espanha e a frente da Coreia do Sul, Japão e França.

O topo da lista é dominado por países nórdicos como a Suécia, Dinamarca, Finlândia e Noruega.

A empresa avaliou gramática, vocabulário, leitura e compreensão de 1,7 milhão de adultos participantes em 54 países para produzir o EF EPI 2012 (English Profficiency Index ou Índice de Proficiência em Inglês).

A avaliação demonstra que os adultos avaliados no Brasil têm dificuldade até mesmo em dar explicações simples sobre planos e opiniões – o que é um obstáculo para os negócios internacionais.

“O país vem crescendo, as condições gerais estão melhorando e vemos que as pessoas estão percebendo a importância do aprendizado do inglês. Temos certeza de que este quadro mudará em breve”, afirma André Marques, diretor geral da EF Englishtown, dando uma nota de otimismo.

Wishful thinking?


Uploaded with ImageShack.us