Seu Sofit4Transport pode render uma dessas. Foto: Flickr.com/thiagosnatureshots

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A Sofit, fornecedora de software de gestão da manutenção de frotas, lança um projeto na área ambiental: a cada novo contrato fechado, a empresa irá patrocinar o plantio de uma árvore para cada veículo gerenciado pela sua solução.

A projeção é que a iniciativa resulte em cerca de 1 mil árvores plantadas até o final do ano.

As ações já iniciaram, e por hora estão focadas em uma região de Floresta Tropical localizada no Mato Grosso, entre o cerrado e a Amazônia.

O diretor de Marketing e Canais da Sofit, Ionan Fernandes, explica que as árvores serão identificadas uma a uma e poderão ser monitoradas pela internet.

“Clientes Sofit poderão visualizar suas árvores ou doar para amigos, com apenas um clique”, comenta ele.

Para viabilizar o projeto, a Sofit firmou parceria com a Curupira, organização que desenvolve atividades de recuperação e proteção de florestas brasileiras.

Pelo acordo, a Sofit fará uma contribuição mensal de acordo com o número de novos veículos gerenciados pelo seu software e a Curupira será responsável por plantar e garantir a propriedade de todas as árvores, identificadas com etiqueta RFID.

A etiqueta permitirá aos clientes receberem as coordenadas dos locais onde as árvores foram plantadas e, pelo portal da  Curupira, dar apelidos às plantas, acompanhar seu crescimento por meio de fotos e imagens de satélite, calcular a compensação de dióxido de carbono e obter informações periódicas sobre a situação da área reflorestada.

O objetivo, segundo Fernandes, é engajar pessoas e empresas na recuperação de áreas degradadas a partir do plantio de árvores nativas.

“Ao escolher o Sofit4Transport, as empresas não só estarão utilizando um produto de gestão verde, capaz de reduzir o impacto ambiental a partir do aprimoramento das frotas, mas também participando de forma efetiva de um programa de sustentabilidade”, define o diretor.

Fundada por executivos ex-Datasul há cerca de 1,5 ano, a Sofit vem crescendo a passos largos: em setembro  passado, por exemplo, anunciou a conquista de mais de 100 novos clientes em menos de um ano.

Comercializado na modalidade SaaS, o sistema da companhia permite atender a pequenas e médias empresas frotistas.

Baseada nisso, a empresa projeja expandir mais 80% o número de novos clientes até o final deste ano e obter aumento de 190% no faturamento comparado com 2011.

O valor faturado não é divulgado.

A empresa vende para todo o país, mas concentra cerca de 50% de seus clientes na região sudeste e 23% na região sul.