A Alpha Plast é uma indústria de transformação de resinas termoplásticas. Foto: Africa Studio/Shutterstock.com

A Alpha Plast, indústria de transformação de resinas termoplásticas que fabrica as partes de plástico de muitos eletrodomésticos da Arno, adotou a ferramenta QlikView com auxílio da Toccato.

A Alpha Plast possui um ambiente heterogêneo, onde o sistema de gestão da SAP é responsável por controlar as ordens de produção, a parte financeira e a logística. 

Já o chão de fábrica e registro real da produção é feito pelo sistema EGA. 

Os dados de pessoal e recursos humanos estão no sistema Rubi e as manutenções no parque de máquinas no sistema Seman. 

Todas as informações para apoio à decisão da diretoria e gerências estavam baseadas em planilhas eletrônicas, alimentadas por extrações de dados desses vários sistemas, executadas diariamente de forma manual.

Depois da implantação do QlikView, a empresa relata que em apenas três dias de trabalho a plataforma conseguiu apresentar análises completas sobre faturamento e produção, que mostraram um caso específico de percentual de rejeito que foi descoberto e tratado, extinguindo uma perda que já durava 30 meses e não era conhecida. 

A implantação começou em abril 2014 e foi finalizada neste mês.

A Alpha Plast tem 320 colaboradores. Hoje, a matriz, em Recife, conta com 12 mil m² de área coberta e 5 mil m² de pátio. A empresa também tem uma unidade em São Paulo.