Hugo Pinto, fundador da Sentimonitor. Foto: Divulgação.

A gaúcha Sentimonitor, empresa de tecnologia para inteligência e monitoramento de mídias sociais, acaba de incorporar a carioca Vórtio, empresa de tecnologia de big data para dados sociais.

Com a aquisição, a Sentimonitor expande sua equipe comercial e de atendimento no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além disso, a companhia consolida seu portfólio de produtos de análise e insights a partir de grandes volumes de dados, em especial postagens e interações nas redes sociais.

A aproximação entre as empresas começou em 2014, durante o South by Southwest (SXSW), em Austin. 

Na época, Vórtio e Sentimonitor foram selecionadas pela Apex para compor uma delegação de startups com alto potencial de internacionalização e de atração de investimento para serem apresentadas a potenciais clientes, parceiros e investidores.

“Vimos que havia uma grande similaridade na nossa visão de mercado e abordagem tecnológica. O Bráulio é um fundador que, como eu, tinha uma base forte em análise de dados e estatística, uma vivência e visão de negócios internacionais, experiência de atendimento a grandes contas e um comprometimento muito forte com a qualidade da análise e do atendimento”, relata Hugo Pinto, fundador da Sentimonitor.

No início de 2016, durante a Campus Party Brasil, os fundadores Braulio Medina (Vortio) e Hugo Pinto se reencontraram.

“Vi que a Sentimonitor estava expandindo rapidamente seu time comercial e aumentando seu investimento em marketing. Sabia que o Hugo tinha a competência técnica para liderar uma evolução apropriada da Vórtio Clustering Engine, feito pelo meu sócio que tinha acabado de sair da operação para assumir uma posição chave no time de engenharia do Facebook. Fazia todo o sentido unificarmos as operações para expandirmos no mercado brasileiro”, comenta Medina.

A Sentimonitor, empresa de Porto Alegre egressa do INF-UFRGS, tem clientes como LG, Olmpikus e Arezzo. Já Vórtio, atende a empresas como Petrobrás, Globo.com e Llorente & Cuenca.